Top 15 melhores raças de cachorro para apartamento

As raças de cachorro para apartamento mais requisitadas. Confira agora as melhores!

Cadu Guarieiro | 3 de Maio de 2023 às 15:57

- MangoStar_Studio/iStock

Cachorros são ótimas companhias para quem vive sozinho. No entanto, dependendo da raça, o melhor amigo do homem necessita de espaço para gastar energia e viver bem. Na hora de escolher seu cão é preciso se atentar às necessidades do animal, principalmente no que diz respeito ao espaço.

Leia também: 10 raças de cachorro pequeno mais procurados.

Para quem vive em apartamento, ter um pet é uma questão, tendo em vista que o recomendado para o animal são quintais. Porém, é possível ter um cachorro ainda que o espaço não seja muito abundante.

15 melhores raças de cachorro para apartamento

Pensando em uma companhia de quatro patas? Confira algumas raças que são ótimas alternativas.

1. O Poodle vive bem em apartamento, mas precisa de limites

Linas Toleikis/iStock

O poodle é uma raça extremamente popular e de fácil adaptação. Existentes em diversos tamanhos, do toy ao standart, os cães da raça poodle são extremamentes sociáveis, porém, necessitam ser estimulados a praticar atividades regularmente, e entender que não é o dono do ambiente.


2. Shih-tzu são carinhosos mas demandam cuidados especiais com os pelos

elenasendler/iStock

O Shit-tzu é uma ótima companhia para quem mora em apartamento, porém, não é recomendado deixá-lo por longos períodos sozinhos, e caso seja necessário, sempre colocar brinquedos, objetos que possam ser mordidos e petiscos à disposição do animal. Por soltarem bastante pelos, a escovação é uma necessacidade que precisa ser atentida diariamente.


3. Chihuahua é uma das menores raças de cachorro que existe

zGel/iStock

Adaptáveis em acomodações de diferentes tamanhos, os Chihuahuas se dão bem em mansões e até kitnets. A raça adora companhia e são super dóceis, porém, necessitam de alguns minutinhos de exercícios físicos diariamente.


4. O Pinscher precisa de cuidados para não estranhar visitas

GideoniJunior/iStock

Ainda que a fama do Pinscher seja de briguento, a raça é uma companhia leal e muito carinhosa. Para evitar problemas com latidos e desconfiança com visitas, é recomendado deixar o pet desde filhote por alguns períodos sozinhos para se adaptar.


5. Pugs não precisam de muito espaço para viver bem

Evrymmnt/iStock

Os Pugs são bastante calmos e cheios de afeto. A raça oriunda da China não demanda de uma vasta área para circular, tendo em vista que não são muito adeptos a atividades físicas, por isso é necessário ter atenção em questões referentes a sobrepeso.


6. O Golden Retriever é uma opção para se ter em apartamento apesar do tamanho

sonsam/iStock

Ainda que o tamanho não aparente isso, os cães da raça Golden Retriever são uma alternativa cabível em casas pequenas e até apartamentos. Por serem extremamente sociáveis e adaptáveis, os cachorros dessa espécie não costumam ser problemáticos, ainda que o espaço não seja condizente com seu porte. No entanto, os momentos de atividade devem ser bastante valorizados, sendo necessários passeios de 2 a 3 vezes ao dia.


7. O Lulu da Pomerânia é uma raça cara e que demanda muitos cuidados

nadisja/iStock

Charmoso e independente, o Lulu da Pomerânia é uma ótima alternativa para quem vive em apartamento. Mesmo que apegados, convivem muito bem sozinhos quando necessário. No entanto, como qualquer outro cachorro, o Lulu da Pomerânia necessita de cuidados, tendo que estar sempre limpo e demandando uma escovação diária.


8. O Bulldog Francês não é uma raça muito enérgica

yhelfman/iStock

Rechonchudos e de orelhas pontudas, o Bulldog Francês é uma ótima escolha para quem vive em apartamento e está pensando em um amigo de quatro patas. A raça não é adepta à prática de exercícios, porém, diferentemente dos Pugs, não possui tendência ao sobrepeso. Sendo os passeios regulares o necessário para o seu bem estar físico e mental.


9. O Yorkshire pode ficar sozinho por até 3 horas

behadir-yeniceri/iStock

Ainda que de pequeno porte, o Yorkshire precisa de exercícios ao ar livre para se sentir bem e gastar energia. Independentes e sociáveis, a raça é capaz de ficar sozinha, porém, caso o cão não possua o hábito desde filhote não é recomendado que esse período de solidão passe de 3 horas.


10. Cães da raça Cocker Spaniel demanda de uma alta carga de exercícios

VYCHEGZHANINA/iStock

De pelo sedosos e orelhas grandes, o Cocker Spaniel é uma raça majoritariamente recomendada para casas de quintais extensos. No entanto, são capazes de se adaptar a espaços menores, como os apartamentos, caso consigam gastar sua energia através de atividades físicas intensas. Passeios 2 vezes ao dia e momentos de distração no parque são uma ótima pedida para a raça.


11. O Maltês é uma das raças mais antigas do mundo

humonia/iStock

Animados e extremamente brincalhões, os cachorros da raça Maltês adoram fazer amizades. Popular pelos latidos, a raça não faz barulho por estar bravo, mas sim para pedir atenção. Tal qual outras raças citadas anteriormente, o Maltês precisa ser adptado a ficar sozinho desde seus poucos meses de vida.


12. Os cães da raça Corgi sempre procuram agradar o seu dono

Nan Liu/iStock

Amigável e amante de atividades ao ar livre, o Corgi é uma raça capaz de passar por longos períodos a sós. Porém, não se adapta bem à convivência com outros animais, se não incentivado desde filhote, podem ter alguns problemas de comportamento. De fácil aprendizado, evitam ao máximo morder e destruir mobilhas.


13. Os Shar pei necessitam de uma higiene especial

djiledesing/iStock

Super populares por suas dobrinhas espalhadas pelo corpo, os cães da raça Shar pei são um charme. Afetuosos, possuem a capacidade de se adaptar com facilidade em apartamento, no entanto, pelo seu extinto de proteção podem estranhar visitas. É necessário também tomar bastante cuidado também com as dobras do animal, demandando uma limpeza atenta nos espaços entre elas.


14. Bulldogs ingleses são calmos e de convivência simples

Cheimicky/iStock

Super populares pelo focinho achatado e algumas vezes até por ser muito babão, esses cães possuem baixa energia e são super dóceis. No entanto, os cães dessa raça tendem a serem teimosos e bastante gulosos, demandando uma atenção especial, principalmente no gasto com rações.


15. A fácil adaptação dos Vira-Latas os fazem ser uma ótima alternativa para apartamentos

Cavan Images/iStock

Quase um símbolo nacional, os cachorros vira-lata são super carinhosos e leais com seus donos. Totalmente fiéis e de saúde mais resistente que outras raças, são uma das melhores opções para quem busca companhia canina em apartamentos.

 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre pets? Saiba as 20 raças de cachorro grande mais populares.

Leia também

17 dicas incríveis para entender melhor seu cachorro

15 dicas de como criar cachorro em apartamento

Saiba como escolher o nome para o seu cachorro: 5 dicas para achar o nome perfeito

Estudo aponta qual a raça de cachorro mais inteligente

Como adaptar seu pet à mudança de casa?

6 maneiras de deixar seu cão mais esperto