Descubra se shampoo caseiro para cachorro é realmente seguro. Especialista explica riscos e cuidados para o seu pet.
A internet está cheia de receitas caseiras de shampoos para cachorro. Com ingredientes naturais, essas misturinhas prometem melhorar o mau cheiro e tratar alergias, ao mesmo tempo em que economizam na compra de produtos que podem ter um valor elevado.
As intenções são positivas, afinal, os tutores sempre desejam o bem-estar de seus bichinhos. Mas será que essa é uma opção realmente segura na hora de banhar seu pet?
Por que alguns tutores preferem usar shampoos caseiros?
Além da questão financeira, o site Pet Assure chama a atenção para o fato de que muitos produtos para cães contêm componentes tóxicos para esses animais. Alguns exemplos são:
- Formaldeído
- Corantes artificiais
- Ftalatos
- Sulfatos
- Parabenos
- Álcool isopropílico
- Perfumes
- Óleo mineral
Por esse motivo, algumas pessoas preferem produtos de limpeza de origem natural. No entanto, o cachorros possuem peles sensíveis e é muito importante que os cuidados corretos sejam tomados na hora da higienização.
O shampoo caseiro para cães é seguro?
De forma geral, as receitas de shampoo para cachorro levam ingredientes como água, aveia, bicarbonato de sódio e vinagre. Os dois primeiros são seguros, enquanto os dois últimos podem ser tóxicos quando ingeridos por esses animais, e exigem atenção.
Portanto, a opinião dos especialistas diverge quanto à segurança de usar os shampoos caseiros. Há quem indique e quem desaconselhe. Ainda que seu uso não faça mal para o cachorro de forma instantânea, podem sim existir alguns riscos. Especialmente quando o animal possui algum condição específica de pele. Então, a recomendação é de que você utilize o shampoo indicado pelo veterinário que acompanha o seu pet.
A escolha do shampoo ideal deve levar em consideração a saúde do animal, cor e tamanho do pelo, tipo de pele e idade do cachorro. Preste também muita atenção à fórmula do produto, para evitar aqueles componentes tóxicos listados acima.
O veterinário Ricardo Cabral, da Virbac, contou ao site Assessoria Animal que é muito importante usar produtos específicos para cães.
"A regra mais importante é utilizar apenas produtos de higiene canina! Muitos tutores acabam utilizando o seu próprio shampoo ou até mesmo barra de sabão de lavar roupas, mas isso pode prejudicar muito a pele do cachorro. Além de ressecar a pele e provocar alergia e irritações, o uso de produtos inadequados pode também causar um desiquilíbrio de óleos nos pelos, criando um ambiente ideal para bactérias, parasitas e vírus".
Para quem deseja se aprofundar sobre o assunto, vale conferir o vídeo do canal Empório das Patas:
Novamente, cabe salientar que apenas o veterinário é capaz de recomendar um shampoo que se adeque 100% às necessidades do seu bichinho. Então, em caso de dúvidas, não hesite em procurar atendimento de um especialista! E claro, compartilhe essa matéria com seus amigos que também têm cachorro e desejam o melhor para seus companheiros caninos.