Conhecer nossos pets é muito importante para cuidarmos deles melhor, por isso, saiba porque o seu gato ronrona!
Esther Ramos | 17 de Janeiro de 2024 às 11:37
Quem nunca se pegou observando seu felino e se indagando sobre o que se passa em sua mente? Os gatos, seres incrivelmente inteligentes, desenvolveram ao longo da convivência com os humanos uma variedade de sinais para se comunicarem. Entre esses sinais, o ato de ronronar é uma expressão típica dos felinos. Geralmente associado a contextos positivos e de afeto, o ronronar é comum quando você acaricia seu companheiro de bigodes.
Contudo, o ronronar dos gatos pode transmitir diversas mensagens. Nessa matéria, exploraremos a fundo a comunicação felina, oferecendo insights sobre os diferentes significados e situações envolvendo o ato de ronronar.
Leia também: 5 melhores rações para gatos.
O suave ronronar dos gatos é um murmúrio constante que, de certa forma, evoca uma sensação agradável de aconchego e serenidade. Esse som peculiar tem origem na laringe dos felinos e serve como um meio de comunicação multifacetado. A prática de ronronar é observada em diversas situações e pode carregar diversos significados.
Estudos sobre o comportamento felino sugerem que o ronronar está frequentemente associado a emoções positivas e expressões de carinho. No entanto, também pode ser um indicativo de desconforto, manifestando-se em contextos como estresse, fome ou dor.
Observe que seu fiel amigo de quatro patas frequentemente expressa seu contentamento por meio do ronronar, mantendo a boca fechada. Este tipo de comunicação é considerado "amigável" e geralmente não indica agressividade. Na comunicação vocal dos felinos, há três formas distintas de expressão:
Os gatos ronronam com diversas intensidades, muitas vezes combinando esses sons com vocalizações como miados e trinados. À medida que você passa mais tempo com seu felino, a comunicação entre humano e gato melhora.
Confira os significados que podem ter o ronronar.
Nem sempre o gato ronronando quer dizer coisa boa. Em situações adversas – como movimentação estranha no seu habitat, muito barulho, visitas a lugares desconhecidos –, os felinos podem ficar mais agitados ou se isolarem, emitindo ronronados.
Veterinários também constataram em consultas que alguns gatos ronronam quando sentem uma dor aguda. Alguns estudos supõem que, em situações adversas, o gato ronrona na tentativa de aliviar o próprio estresse e a percepção de dor. Mas ainda não há comprovação científica disso.
Quando você chega em casa, seu gato aparece para te receber, te rodeia, resvala e encosta nas suas pernas, ronronando e, às vezes, miando. Outra situação em que o gato ronrona é no colo e no carinho dos seus humanos, o que significa que estão alegres e relaxados.
Quando os gatos ronronam por comida, eles combinam seu ronronar normal com um miado "comovente", que lembra um pouco o choro de um bebê. Os especialistas acreditam que somos mais propensos a responder a esse som. Isso também vale para pedir carinho e chamar atenção dos seus humanos.
Na natureza, os felinos selvagens (ancestrais dos gatos domésticos) costumam ronronar para se comunicarem com seus filhotes. Isso porque o som é baixo, ajudando a gata fêmea e seus bebês a não serem descobertos por predadores.
Como vimos, a vocalização com miados e ronronados é uma das melhores formas de comunicação entre tutores e pets. Eles não medem esforços para conseguirem a atenção dos seus humanos, carinho e, claro, comida deliciosa!
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!