Pet friendly: projeto de lei permite levar animais de estimação para escola

PL já foi aprovado em três comissões da Assembleia Legislativa de SP

Carol Ávila | 13 de Junho de 2023 às 19:30

A medida visa promover conscientização sobre a causa animal desde a infância. - Imagem: RuthBlack / iStock

Você já pensou como seria se as escolas permitissem a presença dos queridos pets? Atualmente, a luta pelo reconhecimento da causa animal busca promover formas saudáveis de conscientizar a população sobre a nossa relação com os animais.

Grande defensora do tema, a deputada Leticia Aguiar (PSL) criou o Projeto de Lei nº 853, de 2019, para tornar concretizar a proposta dos pets em sala de aula.

Leia também: Creche de cães revela nomes mais criativos de seus "alunos" e viraliza; veja o vídeo

O programa "Amicão", que é também de autoria do ex-deputado Bruno Lima, foi aprovado pela Comissão de Finanças e Orçamento esta semana na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

Como o programa Amicão irá funcionar

O programa "Amicão", além de permitir a presença dos animais de estimação nas escolas da rede pública paulista, irá abrir caminhos para inserir o tema na grade curricular. Aulas sobre conhecimentos relacionados à proteção de animais e cuidados específicos podem ser inclusas como parte da ementa.

"É importante chamar a atenção para os crimes de maus tratos e tráfico de animais, temos a obrigação de olhar para a educação e a formação dessas crianças", disse Aguiar.

Leia também: Saiba os cuidados que você deve ter com os seus animais de estimação

A deputada também abordou a pauta da inclusão de todas as crianças em um método de ensino democrático. Geralmente a interação com animais de estimação tem efeitos positivos na saúde mental e emocional das crianças, o que facilitaria a aprendizagem. 

“Entendemos que a presença desses novos integrantes nas escolas é importante para convívio dos alunos e contribuirá para que crianças e adolescentes com Síndrome de Down, déficit de atenção, autistas ou algum retardamento de desenvolvimento, sintam-se incluídos dentro da comunidade estudantil e utilizem essa nova disciplina como uma espécie de tratamento e acompanhamento complementares”, complementou Leticia Aguiar. 


E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também "Perigo no jardim! 8 plantas venenosas para cães e gatos"!

pets lei escola

Leia também

Férias de julho: Confira top 10 destinos mais procurados no Brasil

Como proteger nossos pets dos fogos de artifício

Projeto de lei propõe pensão alimentícia para animais de estimação

15 curiosidades sobre os cachorros que você não sabia

12 dicas imperdíveis para mães e pais de pets de primeira viagem

Suplementos para pets: eles realmente precisam?