Os animais conseguem prever terremotos? Estudos apontam que sim

Saiba o que são terremotos, suas causas e se é mito ou verdade que animais conseguem prevê-los.

Walter Farias | 9 de Fevereiro de 2023 às 12:14

- Jevtic/istock

O Brasil não é um país conhecido por registros de terremotos, porém, existe no pensamento popular uma crença de que os animais podem prever terremotos. Todavia, será que essa ideia faz sentido? Afinal de contas, o que é um terremoto? Para responder essas e algumas outras perguntas sobre o tema, confira a matéria abaixo.

O que é um terremoto

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um terremoto, ou abalo sísmico, nada mais é do que um movimento brusco e repentino de um determinado terreno. Tal fenômeno pode abalar estruturas e destruir cidades inteiras. Como vem acontecendo nos últimos dias nas cidades que demarcam a fronteira entre Síria e Turquia. 

Qual é a causa de um terremoto

Seja um terremoto de fracas vibrações ou de dimensões catastróficas, a causa de todos os terremotos naturais possui a mesma origem. Segundo o USGS, os terremotos são uma consequência do deslizamento e do atrito entre as placas tectônicas. Essas últimas, são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre e estão em constante movimento.

Leia também: Desastre natural levou humanidade à beira da extinção

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) explica que existem momentos em que essas placas se chocam entre si durante um deslocamento em suas "falhas". Este encontro acaba liberando uma grande quantidade de energia, em forma de ondas, que se direcionam para todas as direções e causam tremores sentidos na superfície da Terra.

É possível prever os terremotos?

Imagem: allanswart/istock

 

Agora que entendemos o que são e como surgem os terremotos, é possível que nos perguntemos: - É possível prever os terremotos? Segundo o USGS, os cientistas ainda não conseguem prever os terremotos.

No entanto, eles são capazes de calcular a probabilidade de ocorrência de um tremor significativo em uma área específica dentro de um determinado número de anos - Mas será que os animais possuem tal capacidade?

Os animais podem prever terremotos?

Imagem: Javier Gibert/istock

 

A ideia popular de que os animais são capazes de prever terremotos ou outros desastres naturais, não é exclusividade brasileira. Na verdade, este pensamento se desenrola no mundo inteiro e data desde muitos séculos atrás. 

Não se sabe ao certo onde essa "máxima" se originou, porém, uma das histórias mais antigas que se tem notícia aconteceu na Grécia, em 373 AC. Acreditava-se que os animais, domésticos e selvagens começaram a migrar da cidade alguns dias antes da chegada de um terremoto de grande impacto.

Não é possível saber com exatidão onde o pensamento surgiu, porque são diversos relatos como esse compartilhados por todo o globo terrestre. Todavia, atualmente há cientistas interessados em saber se faz sentido esse pensamento popular. 

Leia também: Histórias impressionantes de pessoas que encararam a morte e sobreviveram

Um estudo publicado em 2020 na revista Ethology, mostrou uma tentativa de cientistas registrarem o fenômeno. Na pesquisa, o grupo monitorou seis vacas, cinco ovelhas e dois cachorros em uma área propensa a terremotos no norte da Itália. Todos os animais foram equipados com sensores de movimento.

No período entre outubro de 2016 e abril de 2017, os animais passaram por mais de 18 mil tremores. Assim, presenciaram desde microssismos com 0,4 de magnitude na escala Richter, até terremotos de 4 ou mais pontos.

No final, os pesquisadores confirmaram que havia mudanças comportamentais até 20 horas antes de um terremoto. Quando os animais ficavam mais agitados, por 45 minutos ou mais tempo, os cientistas tinham a previsão de tremores fortes. No fim, o estudo mostrou que sete de oito palpites feitos tiveram resultado positivo.

Portanto, ainda não temos estudos que possam nos dar detalhes o suficiente para afirmarmos que os animais conseguem prever terremotos. Porém, como vimos acima, a comunidade científica já se mostra interessada no assunto e começou a realizar suas pesquisas. Logo, é possível que em pouco tempo tenhamos mais dados e estudos nesse sentido.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de ficar por dentro das nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter, assim você fica sabendo de novas curiosidades e novidades. Além disso, terá acesso a muitos conteúdos para melhor relação com os animais, como por exemplo, desobrir como deixar seu bichinho feliz quando você não está por perto.

Leia também

Cidade invisível: Netflix libera teaser de 2ª temporada

15 cidades brasileiras que você precisa conhecer

Primeiros socorros em casa: como agir

Temporal e alagamento: dicas que podem salvar sua vida

O poder de transformação do trabalho voluntário