Entenda se profissionais consideram o mamão uma fruta segura para gatos.
Quando se trata da alimentação de nossos amigos felinos, é natural surgirem dúvidas sobre quais alimentos são seguros para eles. O mamão, uma fruta deliciosa e nutritiva para os humanos, pode despertar curiosidade sobre adicionar esse alimento na dieta dos gatos.
Mas afinal, é seguro oferecer mamão aos felinos? Vale lembrar que pets podem reagir de forma diferente aos alimentos que consumimos. Existem frutas que nos fazem muito bem, mas podem até ser tóxicas aos pets. Por isso, antes de tudo, é importante entender se é seguro oferecer um alimento ao nosso pet.
Gatos podem comer mamão?
Os gatos são considerados exclusivamente carnívoros. Neste caso, oferecer frutas para os felinos pode parecer um pouco estranho. Mas, profissionais apontam que se seu pet gosta de uma fruta como petisco, o mamão está na lista dos permitidos!
A Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, explica que apesar das necessidades nutricionais dos felinos, os vegetais são, sim, bem-vindos. “As fibras encontradas nos legumes e frutas auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal”, comenta. Sendo assim, gato pode comer fruta se ela não for prejudicial para o seu organismo.
A dieta ideal para os gatos
É importante entender as frutas que gatos podem comer e saber que os vegetais e outros alimentos permitidos são apenas petiscos. É importante lembrar também que a base da alimentação do pet deve ser sempre a ração. O excesso de frutas pode causar mal-estar intestinal e diarreia.
Benefícios do mamão para o gato
O mamão é uma fruta rica em nutrientes essenciais, como vitaminas A, C e E, além de fibras e antioxidantes. Esses nutrientes podem trazer benefícios à saúde digestiva e imunológica dos gatos, assim como promover a hidratação devido ao seu alto teor de água.
Forma ideal de servir mamão para gatos
As frutas não fazem parte da dieta natural dos gatos. Ainda que o mamão seja uma fruta permitida para felinos, é importado que ela seja oferecida dentro de algumas recomendações.
- Remova a casca: a casca do mamão não é agradável, pode causar engasgos e indigestões. Como os bichanos não conseguem descascar frutas, esse trabalho cabe aos tutores;
- Remova as sementes: as sementes do mamão podem causar diarreia. Para evitar problemas, remova todas as bolinhas;
- Corte em cubos pequenos: o formato de “cuia” do mamão não ajuda em nada os bichanos. Para que a refeição seja mais confortável, corte a fruta em pedacinhos;
- Controle a quantidade: essa é a recomendação mais importante! Apesar de o mamão não conter componentes tóxicos para os pets, as frutas não devem ser consumidas em excesso. Uma porção de cerca de um oitavo de um mamão pequeno é mais que suficiente para agradar seu peludo.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!