Sair de um período de inatividade física e retornar à rotina de treinos requer uma série de cuidados. Saiba mais sobre esse assunto!
André Messias | 10 de Fevereiro de 2022 às 12:00
Eu havia terminado uma aula particular e estava próximo à recepção da academia. Estella, uma ex-aluna da academia, lá estava, se matriculando novamente. Ela me chamou e me disse que gostaria de ser minha aluna particular.
Leia também: Treinar no verão: esteja atento aos cuidados necessários
Ela se lembrava de mim, já havia me visto dando algumas aulas e me considerava um bom professor. Então, fomos combinar horários e valores. Tudo combinado, demos início aos treinos.
Estella estava sem treinar há um ano e obviamente estava com baixos níveis de força e condicionamento aeróbio ruim. Ou seja, estava com um condicionamento físico horrível, uma vez que, há um ano, fazia parte de algo muito perigoso: inatividade física.
Por causa disso, foi preciso fazer uma avaliação em Estella e começar de forma bem leve. Aos poucos, de acordo com as respostas de seu organismo, iríamos fazendo os ajustes e progressos necessários para que seus objetivos fossem alcançados.
O caso de Estella é muito comum: muitas pessoas param de fazer atividade física e ficam muito tempo inativas. O retorno pode representar uma ameaça caso alguns cuidados não sejam tomados.
É preciso respeitar uma série de recomendações tais como: não trabalhar com muita carga, fazer um programa alternado por segmento, dar o tempo necessário de intervalo, realizar um bom aquecimento e não fazer 100% do programa nos primeiros dia. Além disso, é claro, é preciso respeitar integralmente a individualidade da pessoa considerando seu histórico, estado atual e objetivos.
Existem muitas outras considerações que precisam ser feitas quando uma pessoa está iniciando ou retornando. Listei alguns exemplos para ilustrar o quanto isso é importante e jamais pode ser ignorado.
Muitas pessoas chegam à academia sedentas por resultados e querem mudanças estéticas de uma hora para a outra. Costumo dizer que as mudanças estéticas são muito menos importantes do que os benefícios fisiológicos que ocorrem.
Felizmente, esses costumam chegar primeiro e rapidamente — o tempo depende de muitos fatores, assim, não há como estipular um número específico. É preciso ter paciência e ir progredindo com calma. É cientificamente comprovado que é impossível a pessoa não colher saúde — e positivas mudanças estéticas — quando se passa a ter escolhas saudáveis.
As primeiras semanas com Estella representaram um período de adaptação e ela teve a paciência necessária para aguardar treinos um pouco mais exigentes. Hoje, meses depois, Estella está feliz e satisfeita com sua saúde e seu corpo e é uma das mais disciplinadas alunas que tenho.
Se pretende iniciar um programa de atividade física ou retornar depois de um tempo parado, tenha cautela. Vá com calma. Tenha paciência, treine dentro de suas limitações e aguarde os resultados. Eu garanto a você que eles virão.
Saiba ouvir o que seu corpo tem a dizer
Treino em único dia da semana: é preciso cautela
Treinamento de força ou aeróbio: Qual o melhor para a saúde?
Áurea: um exemplo de disciplina a ser seguido
Cuidado com as novas escolhas de atividade física
Conjunto de escolhas saudáveis: entenda a importância