Mattel e Estrela travam disputa há décadas na Justiça
Beatriz Castro | 8 de Agosto de 2023 às 11:21
O sucesso do filme da "Barbie" colocou a boneca da Mattel novamente em evidência. No Brasil, a história do brinquedo é marcada por uma disputa com a Susi, boneca produzida pela Estrela, mas que foi tirada de circulação por 12 anos.
A empresa brasileira trava uma batalha há décadas na Justiça contra a Mattel devido a um rompimento da parceria. As informações são do UOL.
Entenda a polêmica:
A Susi já estava no Brasil desde 1966. O brinquedo fez parte do catálogo da Estrela até 1985. A pausa na produção durou 12 anos, até 1997. Durante este tempo, a Estrela abandonou a Susi, e passou a produzir a Barbie, que chegou ao Brasil em 1982.
A parceria durou até 1997, quando a Mattel passou a importar a Barbie para o país e decidiu encerrar o acordo com a Estrela. Após o rompimento, a empresa brasileira relançou a Susi para concorrer com a Barbie. Em 1998, a Mattel anunciou que venderia sua boneca com preços 10% menores.
A Estrela se sentiu prejudicada e entrou na Justiça contra a Mattel, pedindo uma indenização por prejuízos após ter tirado a Susi do mercado e investido no marketing dos produtos da Mattel durante anos.
A Justiça rejeitou o pedido da empresa brasileira. A decisão mais recente do caso é de 2021, da 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. Para os desembargadores, a Estrela recuperou o investimento porque, no período de parceria com a Mattel, faturou R$ 927 milhões. A Estrela recorre da decisão no STJ (Superior Tribunal de Justiça).