Seu consumo responsável envolve o meio ambiente, a ética e o bem-estar de todos. Adquira alimentos de comerciantes locais.
Você pode usar seu consumo e suas escolhas de compras em benefício de causas que lhe são caras, como o meio ambiente, o comércio local, os negócios éticos, o desenvolvimento internacional e o bem-estar dos animais.
Compre produtos locais e economize.
Em favor do meio ambiente
– Compre menos. Se você joga comida fora com frequência, reduza sua lista de compras.
– Faça compras perto da sua casa. Usando lojas independentes e serviços das vizinhanças, você reduz o tempo de uso do seu veículo. E ainda apoia a comunidade local.
– Escolha mercadorias de fornecedores locais. Em geral, esses itens requerem menos serviço de transporte e, por isso, causam menos impacto ao meio ambiente.
– Opte por produtos orgânicos, mas discrimine. Culturas de alimentos orgânicos, livres de fertilizantes químicos e pesticidas, proporcionam benefícios preciosos; aos trabalhadores envolvidos em sua produção, aos consumidores e ao meio ambiente onde são cultivadas. No entanto, alimentos orgânicos que chegam ao país do exterior por via aérea podem ter um impacto geral sobre o meio ambiente maior do que os alimentos não orgânicos cultivados localmente.
Veja 8 dicas para comprar com consciência.
– Pense antes de comer. Existem muito mais peixes no mar do que os das espécies mais ameaçadas de extinção. Aventure-se, experimente outras espécies, procure pelo certificado de “aprovação”. Compre atum de marcas que tragam o selo “dolphin safe” (consulte o Ibama), pois isso indica que o atum foi pescado de um modo que não põe em risco a vida dos golfinhos.
– Escolha produtos cuja embalagem seja eficiente e fácil de reciclar.
– Leve sua sacola de compras com você em vez de acumular um monte de sacos plásticos em casa.
Em favor da ética
– Favoreça o Comércio Justo, ou Fairtrade (um movimento social e um tipo de comércio internacional voltado para o estabelecimento de preços justos e padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas). O rótulo garante uma negociação melhor para produtores de países em desenvolvimento, enquanto uma porcentagem é investida em projetos de aprimoramento.
– Em primeiro lugar, dê preferência a fabricantes cuja empresa tenha um bom perfil (leia as declarações de sua missão). Não compre daqueles que produzem mercadorias de má qualidade, baratas e descartáveis.
– Além disso, frequente lugares de instituições beneficentes. Doe a esses estabelecimentos roupas e bens que você não quer mais e compre mercadorias que eles vendem. Você irá se surpreender com o que vai encontrar.
– Compre em lojas que funcionam no estilo de cooperativa, onde uma grande porcentagem dos lucros é destinada aos próprios funcionários desses estabelecimentos.
Em favor do bem-estar dos animais
– Isto é, opte por carnes, aves e ovos provenientes de animais criados livremente. Desse modo, resista a alternativas mais baratas mas que empregam sistemas de criação intensiva.
– Da mesma forma, evite adquirir cosméticos ou produtos domésticos que tenham sido testados em animais. Procure pelo logotipo Leaping Bunny, reconhecido internacionalmente, pois ele é uma garantia de que esse tipo de teste não foi realizado durante o desenvolvimento do produto.