Notícias boas para renovar a esperança na humanidade

Compartilhar uma rede com notícias boas é o nosso objetivo! Confira algumas que chegaram até nós e renove a sua fé na humanidade!

Redação | 18 de Dezembro de 2018 às 21:00

NeonShot/iStock -

É sempre bom receber notícias boas, não é mesmo? Principalmente em tempos difíceis. Por esta razão nós separamos abaixo algumas notícias. Elas irão fazer você ver que ainda tem muita gente boa neste planeta.

Design

Vida nova para chiclete velho

Mais de 60 bilhões de reais são gastos todo ano com goma de mascar no mundo inteiro, e boa parte acaba grudada nas calçadas.

A designer britânica Anna Bullus decidiu reciclar esse chiclete descartado depois de descobrir que o principal ingrediente é um tipo de borracha sintética que pode ser remoldada em novos produtos.

Seus recipientes colecionáveis cor-de-rosa, em formato de bolha e chamados Gumdrop, são feitos de chiclete reciclado. Eles podem ser pendurados na altura da cabeça, com uma mensagem explicando que todo chiclete deixado ali dentro se transformará em novos produtos, como canecas, lancheiras e botas de chuva. A Universidade de Winchester foi uma das primeiras a experimentar os recipientes. Dezoito meses depois, observou-se a redução do lixo, e agora o programa está sendo expandido. O Aeroporto Heathrow, em Londres, também experimentou os recipientes por três meses. Eles reduziram em 6.800 euros o custo da limpeza. “Acredito de verdade que podemos mudar o comportamento das pessoas”, diz Anna.

BBC News, 6/3/18

Transportes

Caronas para limpar o ar

O governo alemão diz que experimentará o transporte público gratuito em cinco cidades que sofrem com a poluição do ar. Bonn, Essen, Herrenberg, Reutlingen e Mannheim se beneficiarão com a nova proposta, antes do fim do ano.

A pressão para tornar gratuito o transporte público por razões ambientais vem crescendo em toda a Europa, enquanto os países se esforçam para cumprir as regras da União Europeia para combater a poluição do ar. Na verdade, Bruxelas, capital de fato da União Europeia, tornou gratuito seu sistema de transporte público e de aluguel de bicicletas nos dias mais enfumaçados.

Hasselt, outra cidade belga, foi uma das primeiras a adotar a gratuidade, em 1997. Mas a única capital da Europa a oferecer transporte gratuito a todos os habitantes é Talin, na Estônia.

The Guardian, 14/2/18; 26/2/18.

Turismo

Amsterdã pesca plástico

Uma empresa de Amsterdã oferece passeios turísticos pela cidade com uma diferença. Os passeios da Plastic Whale pelos canais num barco reciclado dão aos participantes a oportunidade de pescar lixo plástico.

“Até nos belos canais de Amsterdã, considerados patrimônio mundial pela Unesco, o problema do lixo plástico é grave”, diz o fundador Marius Smit. “Todo ano pescamos mais de 25 mil garrafas e toneladas de outros tipos de lixo plástico.”

Lonely Planet, 22/2/18; The Guardian, 28/2/18

Heróis

Estudante salva criança no metrô de Milão

O ESTUDANTE ITALIANO Lorenzo Pianazza estava a caminho de casa na estação Repubblica do metrô de Milão quando viu uma criancinha cair nos trilhos. Ele não pensou duas vezes: pulou para pegá-la e até encontrou tempo para recuperar um dos brinquedos da criança. “Vi que havia um minuto e meio antes que o próximo trem chegasse e consegui tirar a criança a tempo”, disse ele depois. “Ninguém mais se mexeu, todos ficaram só olhando.”

Enquanto isso, o gerente da estação viu o episódio se desenrolar nos monitores da sala de controle e imediatamente apertou o botão vermelho para impedir que o trem chegasse. Ambos foram elogiados por Giuseppe Sala, prefeito de Milão, que os recebeu em seu gabinete. “O importante é que a criança voltou ao colo da mãe”, afirmou Pianazza. “Estão dizendo que fui corajoso… Eu só estava ali, na hora.”

ABC, 15/2/18

Por Tim Hulse