Esta segunda-feira (12) marca o retorno da novela 'A Viagem' à programação da Globo e o início da semana final de 'Tieta', que foi a estrela do 'Vale a Pena Ver de Novo' desde o dia 02 de dezembro de 2024.
Os dois folhetins vão dividir o horário até o capítulo final da novela inspirada no livro 'Tieta do Agreste', de Jorge Amado, na próxima sexta-feira, 16 de maio.
Os últimos capítulos de 'Tieta' são marcados por reconciliações entre casais, casamentos e segredos revelados. Entre eles, a identidade do assassino de Artuzinho (Marcos Paulo), é um dos mistérios que mobilizou a trama e tem respostas no final da novela.
Quem matou Artuzinho em 'Tieta'?
Artuzinho é assassinado por um personagem misterioso com um tiro à queima-roupa. Surpreendendo o público, foi o pai da vítima o responsável por sua morte. O coronel Artur da Tapitanga, personagem de Ary Fontoura, descobriu que, anos antes, o filho manipulou uma situação para que a mãe visse o coronel em um ato que a levou ao desespero, e então ao suicídio.
Foi Dona Milu (Miriam Pires) quem revelou a verdade, e ao saber o que aconteceu, Artur da Tapitanga decide vingar-se pela morte da mulher, matando o próprio filho. Porém, o assassino não é preso.
Filó (Cristiana Galvão) arquitetou um plano para proteger Artur, subornando o capanga Trapizomba (Evandro Leandro) para que ele assumisse a culpa e fugisse de Santana do Agreste. Como forma de garantir seu silêncio, o coronel precisa casar-se com Filó.
Outros desfechos de 'Tieta'
No final da novela, Tieta (Betty Faria) não fica com Ricardo (Cássio Gabus Mendes) ou Osnar (José Mayer), com quem se envolveu no decorrer da trama. A protagonista acaba sozinha e deixa Santana do Agreste.
No entanto, antes disso, Perpétua (Joana Fomm) quase revela aos moradores da cidade que a irmã enriqueceu pois era dona de um bordel em São Paulo. Inesperadamente, o dossiê com todas as provas pega fogo, levando-a a avançar em Tieta, que lhe arranca a peruca e revela que ela é careca.
O final da novela também revelou que Perpétua escondia na caixa branca as parte íntimas de seu falecido marido, além de mostrar a identidade da mulher de branco que aterrorizava os homens. Elisa (Tássia Camargo) e Timóteo (Paulo Betti) conseguem superar as crises no relacionamento e continuam juntos,