Saiba algumas das principais curiosidades sobre 'Guerreiros do Sol', a nova novela da Globoplay Novelas.
A novela ‘Guerreiros do Sol’ é a nova aposta da Globoplay e deve conquistar a audiência. A trama é emocionante e se trata da terceira novela inédita lançada pelo Globoplay, chegando à plataforma nesta semana. Situada no Sertão brasileiro entre os anos 1920 e 1930, a novela traz diversos elementos interessantes e bastidores instigantes. Vamos listar algumas curiosidades sobre a novela que podem te dar vontade de assistir a trama.
7 curiosidades sobre ‘Guerreiros do Sol’
1. O elenco da novela é cheio de estrelas
A produção conta com um time de intérpretes vindos de diversos estados do Nordeste, como Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Entre os talentos que integram o elenco estão Isadora Cruz, Thomás Aquino, Irandhir Santos, Marcélia Cartaxo, Alice Carvalho, Luiz Carlos Vasconcelos, Augusta Ferraz, Pedro Wagner Silva, Kelner Macedo, Rodrigo Garcia e Ênio Cavalcante.
2. A preparação dos atores foi intensa
Os artistas escalados para viver essa trama tiveram que participar de uma preparação intensa antes das gravações. Eles mergulharam na trama, absorvendo os modos de falar, agir e se comportar característicos do universo do cangaço. Alice Carvalho, por exemplo, que interpreta a personagem Otília, chegou a aprender a tocar sanfona para compor a irmã de Rosa, papel vivido por Isadora Cruz.
3. A obra conta com equipe grande
Quase uma centena de profissionais de diversos setores participa da realização da produção, que também conta com aproximadamente 50 intérpretes entre homens e mulheres compondo o seu elenco principal.
4. A trama é inspirada em Lampião e Maria Bonita
A história tem como base elementos da trajetória de Lampião e Maria Bonita, além de se inspirar em diversos pares de cangaceiros que percorreram o sertão nordestino ao longo dos anos.
5. Houveram gravações no nordeste
As filmagens da novela aconteceram ao longo de oito meses, em 2023. Desse período, seis meses foram dedicados a gravações nos Estúdios Globo e em locais externos no Rio de Janeiro. Os dois meses restantes foram destinados às cenas no Sertão, com paisagens próximas às cidades de Piranhas e Delmiro Gouveia, em Alagoas, além de Canudos e Paulo Afonso, na Bahia.
6. A produção construiu casas no nordeste
Durante as gravações, a equipe de cenografia precisou erguer algumas construções no local, já que as moradias de taipa existentes eram muito estreitas e não ofereciam espaço suficiente para acomodar a equipe e os equipamentos. Em Canudos, no interior da Bahia, todas as áreas escolhidas para filmagem eram de difícil acesso e só podiam ser alcançadas com veículos 4x4. Diariamente, mais de 20 caminhonetes foram utilizadas para dar conta da logística da produção.
7. Um historiador ajudou na busca de referências
O historiador Robério Santos colaborou com a equipe da novela como consultor de pesquisa, contribuindo especialmente nas áreas de figurino, direção de arte e cenografia. Especialista na história do cangaço, ele possui uma vasta coleção de objetos, incluindo armas, vestimentas, ornamentos de couro e joias, que serviram como base visual para a produção. Sempre que necessário, Robério enviava imagens de seu acervo para auxiliar os profissionais da novela Guerreiros do Sol.
Os novos episódios de ‘Guerreiros do Sol’ ficarão disponíveis semanalmente, em lotes de cinco, sempre às quartas-feiras. Já no canal Globoplay Novelas, a exibição da trama será diária, de segunda a sexta, às 22h40. O episódio das sexta-feiras será reprisado aos sábados.