Você sabia que é possível ter mais de uma genitália? Esse foi o que jovens estudantes de uma faculdade britânica de medicina descobriram ao dissecar o cadáver de um homem de 78 anos durante uma atividade acadêmica. O corpo do idoso foi doado para a Universidade de Birmingham para que fosse estudado por estudantes universitários. Contudo, ao analisar a anatomia do cadáver, os estudantes foram surpreendidos com a presença de três genitálias.
Essa condição, que é denominada trifalia, é rara e esse foi o primeiro registro dela em adultos. O único caso da condição do qual se havia registro foi relatado em 2020 e se assemelha à difalia, que é a existência de dois órgãos genitais. A estimativa é de que a trifalia possa afetar uma a cada 6 milhões de pessoas.
Esse caso de trifalia caracterizou-se pela presença de um pênis principal localizado na parte externa do corpo, e outros dois ‘internos’. No caso do corpo que estava sendo analisado, os pênis internos estavam localizados dentro do saco escrotal, um dos órgãos compartilhava a uretra com o pênis ‘principal’, enquanto outro não possuía uma.
Cada uma das genitálias possuía uma estrutura anatômica distinta, sendo o principal considerado completo e saudável, o segundo possuía estruturas características do órgão genital, como glande, já o terceiro era incompleto.
Os estudantes relataram que olhando superficialmente, a genitália do cadáver era normal e só foi possível detectar essa anomalia ao dissecar o corpo. Pesquisadores da universidade apontam que provavelmente o idoso de 78 anos nunca se deu conta de ser portador desta doença ultra rara.
Os cientistas ainda colocam que é possível que casos de trifalia podem ser mais comuns do que se imagina e possam passar despercebidos.
“O pênis se desenvolve a partir do tubérculo genital e é controlado pela di-hidrotestosterona. Anormalidades genéticas que afetam a expressão de receptores de andrógenos podem causar anormalidades genitais morfológicas. Neste caso, pode ter havido triplicação do tubérculo genital. A uretra se desenvolveu originalmente no pênis secundário, no entanto, quando este pênis não se desenvolveu, a uretra desviou seu curso e se desenvolveu no pênis primário", explicam os autores do relato médico.