A iniciativa acontece todo ano e desempenha um importante papel em desmistificar tabus sobre saúde mental.
Durante o mês de setembro acontece a campanha anual Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre saúde mental e prevenir o suicídio, que é considerado um problema de saúde pública. O projeto tem se tornado cada vez mais popular, com alto índice de buscas pelo termo. Ainda assim, muitos não conhecem realmente a iniciativa.
Portanto, se você é uma dessas pessoas que só ouviu falar sobre o Setembro Amarelo, conheça sua origem e por que é tão importante.
Leia também:
Entenda a Campanha Setembro Amarelo
Foi em 2013 que o então presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), chamou a atenção para a campanha internacional Setembro Amarelo. A partir de 2014, a ABP, junto do Conselho Federal de Medicina (CFM) passou a divulgar e popularizar a iniciativa no Brasil, e a primeira edição aconteceu em 2015.
No entanto, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio existe desde 2003. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e reforçada pela OMS, então todo ano, dia 10 de setembro marca o dia em que mais se fala sobre os dados alarmantes e maneiras de evitar o ato.
De acordo com uma pesquisa de 2019 das OMS são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois assim, estima-se mais de 01 milhão de casos. Esta realidade poderia ser diferente se essas pessoas tivessem acesso a tratamentos e a informações de qualidade.
Assim, se informar para aprender e ajudar o próximo é a maneira mais eficaz para lidar com essa questão tão grave. A prevenção do suicídio deve acontecer durante todo o ano, porém em setembro o assunto ganha mais notoriedade, sendo o melhor momento para promover conversas sobre saúde mental.
Dessa forma, diversos conteúdos são disponibilizados ao público, inclusive no próprio site da campanha. Na página oficial do Setembro Amarelo você encontra cartilhas com diretrizes para participação no projeto, orientações sobre como ajudar e informações essenciais sobre saúde mental.
Além disso, vale ressaltar que novos materiais estão sempre sendo desenvolvidos e publicados, logo, fique ligado para atualizações que você não pode deixar de saber. Lembrando que mesmo os quadros mais graves de transtornos psicológicos podem ser resolvidos!
Você também pode gostar: 6 principais motivos de que você vive cansado e não faz ideia