O patrimônio de alguns brasileiros é surpreendente, conheça as pessoas do nosso país que possuem verdadeiras fortunas.
Thyago Soares | 5 de Dezembro de 2024 às 16:11
Sabia que há algumas personalidades brasileiras figurando na lista das pessoas mais ricas do mundo elaborada pela revista Forbes? A lista da Forbes leva em conta pessoas atuantes em setores diversos, seja da economia, tecnologia, agronomia e até mesmo do entretenimento. Ao todo, cinco brasileiros figuraram na listagem que elenca as personalidades com maior acúmulo de capital no planeta.
Com um patrimônio de inimagináveis 17,45 bilhões de reais, Ricardo Castellar de Faria conquistou a 21º posição na listagem da Forbes. O engenheiro agrônomo formado pela UFRGS e empresário é o fundador da empresa Granja Faria e também preside a Associação Catarinense de Avicultura.
Fundada em 2006, a Granja Faria é a maior produtora de ovos comerciais, ovos férteis e pintos de um dia no Brasil, com 34 unidades de produção e uma equipe de 2,7 mil colaboradores, sendo responsável por fornecer cerca de 16 milhões de ovos diariamente.
A empresária possui um patrimônio de 6,31 bilhões de reais e tem seu patrimônio proveniente de investimentos no setor de tecnologia. Em 2007, os Frias adquiriram a BRPay, pioneira na oferta de pagamentos digitais no Brasil, que atualmente é conhecida como PagSeguro. Em junho de 2024, a fintech tinha uma avaliação de aproximadamente R$ 21 bilhões.
Além disso, Maria Cristina é filha do empresário Octávio Frias de Oliveira e uma das herdeiras do grupo Folha da Manhã, responsável pela publicação do jornal Folha de São Paulo.
João Annes é neto de Antônio Mourão Guimarães, o fundador do banco BMG, e filho de Flávio Pentagna Guimarães, que faleceu aos 94 anos no início de 2023 e estava na lista de bilionários da Forbes.
O BMG, negócio da família do empresário e fonte da fortuna da família, foi criado em 1930, é uma das poucas instituições financeiras regionais que conseguiu manter sua autonomia ao longo das décadas e foi pioneiro na oferta de empréstimos consignados, começando a oferecer esse serviço em 2006. Além do BMG, a família também era proprietária da mineradora Magnesita, que foi vendida por R$ 1,2 bilhão em 2007.
Uma das herdeiras do Banco Mercantil do Brasil, a empresária conta com uma fortuna de 1,15 bilhão de reais. Embora não ocupe cargo executivo no banco, o controle da instituição permanece nas mãos da família por meio de um acordo de acionistas. O Mercantil do Brasil se destaca como um dos poucos bancos de médio porte que conseguiu se manter relevante ao longo das transformações do sistema financeiro.
Por muitos anos, a instituição se concentrou no financiamento de pequenas empresas, especialmente no mercado intermediário, e recentemente expandiu sua atuação para empréstimos consignados.
Caprioli foi sócio de Nilton Carlos Chieppe na Trip Linhas Aéreas. Após a fusão da companhia com a Azul Linhas Aéreas, ele se tornou um importante acionista da empresa, fundada por David Gary Neeleman, e atualmente ocupa o cargo de conselheiro. O patrimônio do empresário e de sua família é estimado em 1,12 bilhão.
A Trip está vinculada ao grupo Águia Branca, o maior conglomerado do Espírito Santo, que possui três empresas de transporte rodoviário, duas de logística e, claro, a Trip, que se integrou à Azul.
Pálpebra tremendo? Saiba causa e veja como aliviar
Natal com estilo: veja 12 maquiagens lindas e fáceis de fazer
O que é uma dieta saudável? Guia da OMS traz regras simples para uma alimentação saudável
Cientistas descobrem gene que pode proteger contra covid-19
Entenda qual a diferença do Alzheimer para a demência frontotemporal
Segredo da juventude? Estudo sugere que dieta vegana ajuda a rejuvenescer