O relatório avalia questões como segurança, qualidade do meio ambiente e acesso à moradia.
O Índice de Progesso Social (IPS) é uma ferramenta que avalia a qualidade de vida nos municípios brasileiros. O relatório de 2025 foi divulgado nesta quinta-feira (29), e apontou as melhores cidades do Brasil, com base em questões sociais e ambientais.
O IPS também analisa o desempenhos dos estados, entre os quais São Paulo foi o melhor colocado, 7 entre os 10 melhores municípios. Em seguida vem Santa Catarina e Paraná. Por outro lado, os estados com piores resultados foram Pará, Maranhão e Amapá.
Entenda como o ranking é feito
O IPS é um índice desenvolvido pela organização internacional Social Progress Imperative (SPI) avalia todos os 5.570 municípios brasileiros. O relatório foi feito levando em consideração 57 indicadores sociais e ambientais oriundos de fontes públicas, classificado em notas de 0 a 100 que foram divididas em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades.
No fim, a cidades foram divididas em nove grupos de acordo com os resultados. O Grupo 1 compreende os 358 municípios com melhor desempenho, seguidos pelo 2 e o 3 que ainda tem bons resultados.
Os grupos 4, 5 e 6 representam aqueles com desempenho intermediário no progresso social. Já os grupos 7, 8 e 9 englobam as cidades com as piores médias do IPS Brasil.
Para entender melhor cada componente analisado, relações entre cada dimensão avaliada e as conclusões obtidas a partir dos resultados vale acessar o relatório completo no site da IPS Brasil.
Confira as melhores e piores cidades no ranking da IPS Brasil
O município no interior de São Paulo, Gavião Peixoto, obteve o melhor índice pelo segundo ano consecutivo. Veja as cinco cidades com melhor desempenho social e ambiental:
- Gavião Peixoto (SP)
- Gabriel Monteiro (SP)
- Jundiaí (SP)
- Águas de São Pedro (SP)
- Cândido Rodrigues (SP)
Um ponto de grande relevância é que o ranking revelou um grande contraste entre o Norte, em especial na área da Amazônia Legal, e o Sudeste do Brasil. Veja os municípios com piores índices:
- Uiramutã (RR)
- Jacareacanga (PA)
- Amajari (RR)
- Bannach (PA)
- Alto Alegre (RR)