Entenda qual é a ligação do coelho e dos ovos à Páscoa, data amplamente celebrada mundo afora.
A Páscoa está chegando e com essa ocasião vem a associação aos ovos e especialmente ao famoso ‘coelho da Páscoa’. Mas você sabe por que os ovos e os coelhos são lembrados e associados à essa data?
Entenda a relação entre ovos, coelhos e a Páscoa
Essa data celebra a ressurreição de Cristo, contudo, distintas versões tentam explicar o motivo da associação dos ovos e do coelho à Páscoa. Uma das versões, por exemplo, afirma que Maria Madalena tenha sido a primeira a visitar o túmulo de Jesus de Nazaré nas primeiras horas do domingo, após sua crucificação ocorrida na sexta-feira.
Existe uma versão dessa história que afirma que um coelho teria ficado acidentalmente preso dentro da tumba escavada na rocha, e que a criatura teria sido o primeiro ser a presenciar a ressurreição de Jesus. Por esse motivo, teria sido escolhido para levar a mensagem da Páscoa às crianças, tornando-se, assim, o mensageiro responsável por entregar os tradicionais ovos de chocolate na manhã do domingo pascal.
Já o ovo representa a ideia de nova vida e renovação. Antigas civilizações, como a romana, acreditavam que o formato do ovo refletia a própria estrutura do Universo. Durante a Idade Média, algumas pessoas sustentavam a teoria de que a criação do mundo teria ocorrido dentro da casca de um ovo e não era incomum que os cristãos se abstivessem de ovos durante a Quaresma, período de 40 dias antes da Páscoa. Ao final do jejum, os ovos voltavam à mesa, muitas vezes pintados e decorados para marcar a celebração.
Antes mesmo do cristianismo surgir, os povos europeus já celebravam a chegada da primavera com festivais ligados à fertilidade, renovação da vida e renascimento. Na época, os pagãos celebravam o ‘Ostara’ e o coelho era o principal símbolo de renovação, fertilidade e abundância, signficados que fizeram a simbologia do animal ser ligada à Páscoa.