Depois de 3 vitórias em 1920, o Brasil não participou das Olimpíadas de 1928. Entenda o motivo
Carol Peres | 29 de Julho de 2024 às 13:53
A primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos aconteceu em 1896 em Atenas, e contou com 14 nações, mas não teve participação do Brasil. A primeira vez em que um atleta brasileirou competiu nas Olimpíadas foi só mais de 20 anos depois, em 1920, e desde então marcou presença em todas as edições, com exceção de uma: Amsterdã 1928.
Qual o motivo por trás da ausência do Brasil nos Jogos Olímpicos de 1928? Entenda agora.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi criado no dia 8 de junho de 1914, o que passou a garantir uma infraestrutura esportiva que não existia antes, por esse motivo o Brasil ficou de fora das edições que aconteceram nos anos de 1896, 1900, 1904, 1908 e 1912. A edição que viria em seguida seria a de 1916 em Berlim, mas foi cancelada por causa da Primeira Guerra Mundial.
Assim, com a fundação do COB, a estreia dos atletas brasileiros veio em 1920 nos Jogos Olímpicos sediados na Bélgica, garantindo as primeiras medalhas do país.
Afrânio da Costa foi o primeiro medalhista brasileiro, pois ganhou a prata na modalidade pistola livre. Ele conquistou o bronze na pistola militar de equipe acompanhado de Dario Barbosa, Fernando Soledade, Sebastião Wolf e Guilherme Paraense. Este último foi o primeiro atleta a trazer o ouro para o Brasil, nesse caso na prova de tiro rápido. Embora tenha tido bons resultados, alguns problemas acabaram impedindo a participação do Brasil na edição de 1928.
Foi a crise econômica e a falta de apoio governamental que impediu que os atletas brasileiros competissem nas Olimpíadas de Amsterdã, voltando a participar só em 1932.
“O Brasil não participou da edição dos Jogos Olímpicos Amsterdã 1928. A crise econômica que o país atravessava impediu que houvesse recursos suficientes para enviar uma delegação”, explicou o COB ao CNN Brasil.
Desde então, o Brasil marcou presença em todas as edições das Olimpíadas, e hoje acumula mais de 150 medalhas. Confira a rotina de beleza da ginasta campeã em Tóquio Rebeca Andrade e não deixe de acompanhar as atualizações sobre os Jogos Olímpicos de Paris!
Fontes: Olympics, CNN Brasil e ValorEconômico.
Jogos Olímpicos de 2024: Qual a melhor e a pior modalidade do Brasil
5 atletas olímpicos que já fizeram filmes
5 Ideias de lanches para aproveitar enquanto assiste aos Jogos Olímpicos 2024
Conheça Larisa Latynina, a mulher com mais medalhas olímpicas da história
Veja os brasileiros medalhistas em 2020 que estão fora dos Jogos Olímpicos de Paris
Veja quem são os homens com mais medalhas nas Olimpíadas