Depois de 3 vitórias em 1920, o Brasil não participou das Olimpíadas de 1928. Entenda o motivo
A primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos aconteceu em 1896 em Atenas, e contou com 14 nações, mas não teve participação do Brasil. A primeira vez em que um atleta brasileirou competiu nas Olimpíadas foi só mais de 20 anos depois, em 1920, e desde então marcou presença em todas as edições, com exceção de uma: Amsterdã 1928.
Qual o motivo por trás da ausência do Brasil nos Jogos Olímpicos de 1928? Entenda agora.
Por que o Brasil não participou das Olimpíadas de 1928?
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi criado no dia 8 de junho de 1914, o que passou a garantir uma infraestrutura esportiva que não existia antes, por esse motivo o Brasil ficou de fora das edições que aconteceram nos anos de 1896, 1900, 1904, 1908 e 1912. A edição que viria em seguida seria a de 1916 em Berlim, mas foi cancelada por causa da Primeira Guerra Mundial.
Assim, com a fundação do COB, a estreia dos atletas brasileiros veio em 1920 nos Jogos Olímpicos sediados na Bélgica, garantindo as primeiras medalhas do país.
Afrânio da Costa foi o primeiro medalhista brasileiro, pois ganhou a prata na modalidade pistola livre. Ele conquistou o bronze na pistola militar de equipe acompanhado de Dario Barbosa, Fernando Soledade, Sebastião Wolf e Guilherme Paraense. Este último foi o primeiro atleta a trazer o ouro para o Brasil, nesse caso na prova de tiro rápido. Embora tenha tido bons resultados, alguns problemas acabaram impedindo a participação do Brasil na edição de 1928.
Foi a crise econômica e a falta de apoio governamental que impediu que os atletas brasileiros competissem nas Olimpíadas de Amsterdã, voltando a participar só em 1932.
“O Brasil não participou da edição dos Jogos Olímpicos Amsterdã 1928. A crise econômica que o país atravessava impediu que houvesse recursos suficientes para enviar uma delegação”, explicou o COB ao CNN Brasil.
Desde então, o Brasil marcou presença em todas as edições das Olimpíadas, e hoje acumula mais de 150 medalhas. Confira a rotina de beleza da ginasta campeã em Tóquio Rebeca Andrade e não deixe de acompanhar as atualizações sobre os Jogos Olímpicos de Paris!
Fontes: Olympics, CNN Brasil e ValorEconômico.