Descubra a forma certa de escrever o nome desta fruta que está conquistando cada vez mais pessoas.
A língua portuguesa é recheada de regras e surpresas. Você já se perguntou sobre qual é a forma correta de escrever o nome dessa fruta exótica e deliciosa? Se sim, saiba que você não está sozinho. A pitaya, também conhecida como pitaia, é uma fruta tropical de aparência exuberante e sabor único, mas sua grafia pode gerar dúvidas.
Vamos desvendar esse mistério e descobrir qual é a forma correta de escrever o nome dessa fruta tão intrigante. A confusão em torno da grafia da palavra pitaya/pitaia está relacionada à sua origem e ao idioma em que é nomeada.
O nome “pitaya” vem do idioma taíno e significa “fruta escamosa”, por isso é popularmente conhecida como “fruta-do-dragão”. A variação “pitaia” é a forma abrasileirada e mais utilizada por aqui.
Embora que “pitaya” conste em dicionários brasileiros, não está registrada no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Ou seja, nos fim das contas as duas formas de escrever são consideradas corretas.
Diferentes espécies levam esse nome, não só a pitaia cor-de-rosa tão popular por aqui. Essa é uma planta pertencente à família Cactacea, a mesma dos cactos. Seu cultivo é realizado principalmente nas américas.
Dentre as diferentes espécies desta fruta, a mais cultivada no Brasil é a que tem a poupa branca. Seu nome é Selenicereus undatus e pode ser encontrada principalmente no cerrado.
Ela tem o hábito de trepadeira, ou seja, escala muros, pedras e outras plantas. O caule é classificado morfologicamente como cladódio, ou seja, ele tem função fotossintetizante.
Suas flores são grandes, brancas e aromáticas. Apesar do fruto ser a parte mais consumida da planta, possuindo um sabor adocicado, seu caule e flores também podem ser consumidos e não apenas “crus”, mas também para fabricar produtos na indústria cosmética e farmacêutica, além de ser usada como corante devido à sua alta pigmentação.
As informações são do Guia do Estudante.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!