Entenda o caso do pescador russo que encontrou peixe de aparência peculiar e viralizou na internet, sendo chamado de 'peixe alienígena'.
Um vídeo que já se tornou viral nas redes sociais registrado por um pescador russo pegou a internet de surpresa. No registro, o homem mostra um peixe de aparência nada comum e os internautas compararam o animal à uma ‘cabeça alienígena’.
Entenda o caso do ‘peixe alienígena’
Reprodução / Redes sociais
Com formato arredondado, pele gelatinosa e feições estranhas, o animal causou curiosidade entre internautas e foi apelidado de “peixe alien”. O achado do animal foi feito pelo pescador Roman Fedortsov, de Murmansk, cidade na Rússia.
Apesar da reação de espanto, a bióloga marinha Jamile Malcher explica em entrevista ao jornal ‘O Povo’ que, na verdade, o achado não se trata de um alien, mas sim de um peixe-lapa, ou Lumpfish. O animal é típico de águas profundas e por isso a sua aparência parece peculiar.
O aspecto esquisito do animal pode ter se dado por conta de uma possível subida rápida do fundo das águas até a superfície, o que pode ter ocasionado em inchaço e distorções no corpo do peixe, também conhecido como ‘barotrauma’.
Pesquisas explicam que casos de barotrauma, como esse, são comuns quando peixes de grande profundidade são trazidos à superfície rapidamente, refutando que o espécime seja de fora desse planeta.
As espécies como essa possuem discos adesivos para se fixarem em rochas e correntes, uma característica que se configura como parte das capacidades adaptativas do ser marinho para sua sobrevivência, e que apesar de aparentemente estranho, não é nada extraterrestre.
A repercussão gerou polêmica na internet
É claro que o achado gerou burburinho imediato! Nas redes, os internautas anunciaram que o encontro do pescador com o peixe abissal se tratava de uma suposta “invasão alienígena”, ou especulam que o animal surgido no Ártico pertença a cenas de cinema de ficção.
Esse tipo de imagem, apesar de causar estranhamento, ajuda a despertar interesse sobre os mistérios do oceano e reforça a importância de entender a biodiversidade marinha. O sucesso do vídeo de Fedortsov, que compartilha frequentemente registros de espécies raras em suas redes, reforça o fascínio por animais desconhecidos que habitam regiões remotas do planeta