Descoberta significativa de novo dinossauro apresenta novos insights sobre migração da espécie dos dinossauros ornitísquios na antiguidade.
Thyago Soares | 3 de Janeiro de 2025 às 17:58
Pesquisadores descobriram uma nova espécie de dinossauro herbívoro e deixaram a internet em polvorosa. O achado se trata de um animal herbívoro e o fóssil foi classificado como o dinossauro herbívoro mais antigo a ser descoberto no continente asiático.
Achado no sudoeste da China, mais precisamente na formação geológica de Ziliujing, os restos fossilizados do animal contam com um fémur esquerdo quase completo. O achado foi atribuído a um espécime adulto que deveria medir cerca de um metro de comprimento.
O achado foi feito por pesquisadores da Universidade de Yunnan, que batizaram o animal de Archaeocursor asiaticus. Segundo a equipe de estudiosos, o fóssil data de 193 milhões de anos atrás e se trata do herbívoro mais antigo da Ásia.
O espécime era também foi classificado como um animal ornitísquio, que se trata de um dinossauro herbívoro com estrutura física semelhante às de uma ave na parte das ancas. Segundo os especialistas, esse tipo de dinossauro veio a originar grupos famosos de animais jurássicos, como os estegossauros, anquilossauros e os ceratopsianos.
A descoberta oferece informações valiosas acerca da migração dos primeiros dinossauros ornitísquio, uma vez que os únicos outros fósseis encontrados de bichos desta espécie foram na região do Gondwana e Laurásia, supercontinentes antigos que teriam se formado após o desmembramento da pangéia e englobava o que hoje conhecemos como a Ásia e a América do Norte.
Os pesquisadores sugerem que o Archaeocursor asiaticus representa evidências de uma migração autônoma e mais antiga dos dinossauros ornitísquios do Gondwana para a Laurásia, ocorrida antes da dispersão dos dinossauros com armaduras.
O espécime encontrado também apresenta características anatômicas semelhantes às do Eocursor parvus, um dinossauro ornitísquio basal encontrado na África do Sul. Essas semelhanças reforçam a hipótese de que esses animais tiveram origem no Gondwana e, posteriormente, migraram em direção ao norte, alcançando o leste da Ásia durante o Pliensbaquiano, no início do período Jurássico.
Fósseis de dinossauro encontrados no Maranhão são de espécie inédita
Descobrimos qual é o animal mais perigoso e mortal do mundo, e ele não é o que você pensa
Saiba quem foram os famosos mais buscados em 2024, de acordo com o Google