Os dinossauros são capazes de prender a atenção de qualquer um, ainda mais quando o assunto é sobre uma nova espécie!
Dinossauros são, definitivamente, um dos seres mais fascinantes que pisaram na Terra. Além de gigantes, essas feras contavam com individualidades fantásticas, cada uma mais interessante que a outra! Por conta disso, uma descoberta feita por pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da USFCar (Universidade Federal de São Carlos) surpreendeu a todos.
Leia também: É verdade que o cheiro de baunilha vem do rabo do castor? Saiba se é mito ou verdade
De acordo com a publicação na revista Cretaceous Research, uma nova espécie de dinossauro que viveu durante o início do período Cretáceo foi encontrada pelos arqueólogos e paleontólogos na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo.
Segundo os cientistas, a espécie, batizada como Farlowichnus rapidus, era um pequeno animal carnívoro do tamanho de uma ave seriema moderna, com tamanho aproximado entre 60cm a 90cm.
A principal característica sobre o animal, como o nome dele sugere, é sua velocidade. Os pesquisadores contaram que o motivo dessa conclusão está diretamente relacionada ao vestígios deixados por ele.
"Pela grande distância entre as pegadas encontradas, é possível deduzir que se tratava de um réptil muito rápido que corria pelas antigas dunas."
Até o momento não existem muitas informações a respeito da nova espécie, sendo ainda necessário um estudo voltado para questões pontuais do animal, como sua alimentação e o seu metabolismo.
O primeiro sinal da existência do Farlowichnus rapidus foi dado pelo paleontólogo italiano Giuseppe Leonardi em 1976 que enquanto passeava pela praça da cidade notou vestígios de pegada.
Por quase 50 anos, os registros ficaram guardados sem identificação em museus do interior de São Paulo e do Rio de Janeiro. Apenas com a volta de Leonardi ao país que os estudos retornaram.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!