Met Gala 2025: saiba qual foi o tema e dress code da edição

A edição de 2025 do evento de moda organizado por Anna Wintour homenageou um movimento negro.

Carol Peres | 6 de Maio de 2025 às 15:56

Colman Domingo, A$AP Rocky, Kamala Harris, Lewis Hamilton e Pharrel Williams. - Reprodução/Instagram/@voguemagazine

Todo ano os entusiastas da moda param para acompanhar o Met Gala, um evento conhecido por reunir as pessoas mais influentes do planeta e por render looks de tirar o fôlego. E é claro que em 2025 não foi diferente, o tapete vermelho seguido do jantar beneficente aconteceram nesta segunda (05) no Metropolitan Museum of Art.

A edição de 2025 do Met Gala contou com um tema que faz referência à moda negra masculina, com grande destaque para ternos e alfaiataria e já está apontando tendências.

Qual foi o tema do Met Gala de 2025?

Segundo a Capricho, o Met Gala é formalmente chamado de 'Evento Beneficiente do Instituto de Vestuário do MET' e visa arrecadar fundos para o departamento de moda do Metropolitan Museum of Art. Assim, o evento é comandado por Anna Wintour, a editora-chefe da versão americana da revista Vogue, desde 1995. É ela quem dita o tema todo ano.

RELACIONADAS

5 exercícios para reduzir a flacidez da papada

Estudo tenta 'desligar' cérebro humano e induzir hibernação; entenda

Vai começar a treinar em 2026? Veja 10 cuidados essenciais para evitar lesões, segundo especialistas

Portanto, o tema do Met Gala de 2025 foi Superfine: Tailoring Black Style, em português, Impecável: A Confecção do Estilo Negro. Trata-se de uma celebração e homenagem ao dandismo negro, um movimento que mesclava elegância e ousadia, segundo o site GQ.

O tema foi inspirado no livro Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity, escrito pela professora Monica L. Miller em 2009. A publicação identificou a origem do dandismo nos 'escravos de luxo', que muitas vezes acompanhavam os senhores e precisavam estar bem-vestidos.

E é claro que não tratava-se apenas das roupas, mas também de um movimento de resistência. 

"Essas pessoas usaram a moda para construir novas narrativas e, mais do que isso, para conquistar um lugar à mesa. A grande questão era justamente esta: sentar-se à mesa. Acharam uma forma de dizer: eu também posso estar aqui", explicou Luanda Vieira, jornalista de moda e consultora de diversidade e inclusão à GQ.

Como foi o dress code do Met Gala de 2025?

Assim como o dandismo negro prezava por peças individualizadas, o dress code do Met Gala foi tailored for you, que significa 'sob medida para você'. De acordo com o G1, a escolha do código de vestimenta foi proposital para permitir interpretações pessoais e criativas do tempo.

Assim, os convidados brilharam com ternos e vestidos de grife que fazem referências ao dandismo negro. As estampas foram variadas, mas o site Steal the Look apontou que a risca de giz foi a queridinha das celebridades. O estilo estava presente nas roupas da cantora Tyla e Doja Cat, por exemplo. 

"Quero que pareça a noite de poder mais épica, um reflexo da resiliência negra em um mundo que continua a ser colonizado", disse Pharrell Williams à Vogue. 

Compartilhe:
Dress code do Met Gala Tema do Met Gala Met Gala Met Gala 2025

AS MAIS LIDAS

Lady Gaga emagreceu radicalmente para filme e chocou elenco; entenda

Cabelo loiro em 2025: saiba os tons que rejuvenescem e os que envelhecem

Unhas com glamour discreto? Aposte no brilho sofisticado que está bombando

Unhas com efeito mármore: como fazer em casa e evitar os erros mais comuns