Pesquisadores puderam registrar gravações de sons de descargas elétricas em Marte pela primeira vez.
Já imaginou ouvir sons de relâmpagos de outro planeta? Isso é possível graças a um grupo de cientistas que através da sonda Perseverance, da NASA, conseguiu confirmar e gravar os sons de descargas elétricas em Marte pela primeira vez na história, tornando algo que era hipotético, em um fato.
Entenda o fato
De acordo com a equipe internacional de pesquisadores, a “faísca” marciana não tem nada a ver com os relâmpagos gigantescos e luminosos da Terra. Na realidade, essas descargas são pequenas e muito mais parecidas com choques estáticos, ocorrendo, principalmente, durante tempestades de poeira ou redemoinhos.
As descargas elétricas são produzidas quando as partículas de poeira e areia se esfregam e geram eletricidade estática, podendo liberar esse acúmulo em forma de descargas elétricas. Com o microfone de bordo do Perseverance ativo, os cientistas ouviram um som sutil: um estalo ou “crack”, seguido de um leve som de “relaxamento”, parecido com o de uma faísca em um fio elétrico.
Ao todo, os cientistas puderam gravar 55 ocorrências ao longo de 28 horas de gravação para compreender o evento. A maioria ocorreu em dias de vento intenso, condições ideais para a poeira se agitar e gerar cargas elétricas.
Ouça abaixo os sons dos ‘relâmpagos marcianos’:
A importância desta descoberta
Desde a aterrissagem do Perseverance em 2021, já se haviam captado alguns sons do planeta, como o vento e o ruído das rodas do rover. Mas agora, com essas descargas elétricas, abre-se uma nova dimensão para o entendimento da atmosfera marciana. É a primeira vez que há evidência sonora de eletricidade ativa no Planeta Vermelho.
Quer continuar acompanhando as descobertas que importam? A revista Seleções traz, edição após edição, reportagens de qualidade. Assine a versão impressa e receba conteúdo de qualidade no conforto da sua casa.