Conheça a história do cientista que descobriu flor gigante e rara na Indonésia que não era vista há muito tempo.
Uma equipe de cientistas e pesquisadores revelaram ter encontrado uma flor gigante e extremamente rara nas profundezas de uma floresta em Sumatra, na Indonésia, e viralizaram mundialmente. O achado se trata de uma espécie parasítica, a flor Rafflesia Hasseltii, e se trata de uma espécie não vista desde o século 19.
Entenda a história da descoberta da flor gigante
O biólogo indonésio Septian Andrikithat, também chamado de “Deki”, passou 13 anos tentando localizar essa planta que, segundo os especialistas, já foi vista mais vezes por tigres do que por humanos. Na noite da descoberta, depois de quase um dia de caminhada intensa pela mata fechada, Deki finalmente avistou a flor e segundo o próprio, teve a reação instantânea de se ajoelhar e chorar. Confira imagens abaixo:
Saiba mais sobre a flor gigante
A Rafflesia Hasseltii impressiona pelo tamanho, uma vez que suas pétalas abertas podem alcançar proporções comparáveis a uma melancia, marcando-a como uma das maiores flores do mundo. Ao mesmo tempo, a planta é totalmente parasita, ou seja, não possui folhas, caule ou raízes próprias e sobrevive sugando nutrientes da planta hospedeira, geralmente cipós da família das vitáceas.
O desenvolvimento até a floração é longo e silencioso: o botão leva até nove meses para amadurecer. Quando abre, no entanto, a flor permanece visível por apenas alguns dias,o que marca a raridade desta descoberta.
Além disso, a floração da Rafflesia atraí polinizadores de forma curiosa, uma vez que a flor exala um odor semelhante ao de carne em decomposição, estratégia evolucionária para atrair insetos como moscas, responsáveis pela dispersão do pólen.
Quer conhecer mais histórias que inspiram, emocionam e ensinam? A revista Seleções traz, mês a mês, reportagens profundas que ampliam o nosso olhar sobre o planeta. Assine a versão impressa e receba histórias reais, curiosidades fascinantes e conteúdo transformador direto na sua casa.