Agência Nacional de Aviação barra o funcionamento de companhia aérea, gera polêmica e se explica à imprensa.
A Agência Nacional de Aviação, ou ANAC, suspendeu as operações da companhia aerea Voepass. A agência justificou sua decisão com base em questões de segurança. Para que a empresa retome suas operações, será preciso solucionar as irregularidades identificadas.
Entenda a suspensão das operações da Voepass
De acordo com a ANAC, a suspensão das operações da Voepass seguirá vigente até a resolução das irregularidades identificadas. "até que seja evidenciada a retomada de sua capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes", declarou o órgão.
As operações da Voepass foram suspensas após a companhia aerea não corrigir as falhas identificadas durante uma inspeção da agência reguladora. A medida faz parte de uma ação intensificada de fiscalização, iniciada após o trágico acidente em Vinhedo, no interior de São Paulo, que resultou na morte de 62 pessoas.
"A decisão da Anac decorre da incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas no curso da supervisão realizada pela agência, bem como da violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos”, informou a ANAC em nota oficial enviada à imprensa.
"Além disso, foi constatada a reincidência de irregularidades apontadas e consideradas sanadas pela agência nas ações de vigilância e fiscalização anteriores e a falta de efetividade do plano de ações corretivas. Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea", complementou a agência.
Com a suspensão das operações, os passageiros afetados pelos cancelamentos devem buscar alternativas para reembolso ou remarcação, podendo recorrer a outras agências de viagem para solucionar a situação.