Alerta importante: criminosos aplicam novo golpe com pagamento por aproximação

Entenda como funciona o novo golpe com pagamentos por aproximação em dispositivos Android que pode colocar você em risco.

Thyago Soares | 5 de Maio de 2025 às 11:21

Apesar de práticos, os pagamentos por aproximação podem oferecer riscos. - Davizro / iStock

Se você é adepto dos pagamentos por aproximação, cuidado! Apesar deste método ter se tornado um queridinho de muita gente durante o cotidiano devido à praticidade proporcionada, há um novo golpe que coloca a segurança da sua conta bancária em risco e é necessário ter atenção redobrada, especialmente para os usuários do sistema operacional Android.

Como funciona a tecnologia de pagamento por aproximação?

A tecnologia sem contato permite pagamentos aproximando um cartão ou celular de uma máquina compatível, graças à comunicação por radiofrequência de baixa intensidade. 

Para garantir a proteção das operações, essa tecnologia utiliza um sistema de códigos temporários, chamados tokens, que criam uma sequência exclusiva para cada compra. Assim, os dados originais do cartão não são transmitidos, dificultando tentativas de fraude.

RELACIONADAS

Netflix: 365 Dias vai ter continuação? Fãs pedem quarta parte do filme

Mel Maia passa por transição capilar e compartilha resultado; veja antes e depois

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

Como é o novo golpe do pagamento por aproximação?

Este novo golpe é feito através de um vírus intitulado de SuperCard X. O malware é disseminado por meio de mensagens enganosas em grupos no WhatsApp e no Telegram, imitando notificações urgentes de bancos. 

As vítimas são levadas a entrar em contato com um número fraudulento de atendimento. Esse tipo de fraude é identificado por especialistas como TOAD (sigla em inglês para Ataque Direcionado por Telefone). Durante a ligação, os golpistas se passam por representantes da instituição financeira e convencem a pessoa a instalar um aplicativo que parece ser uma ferramenta de segurança, mas na verdade é um software malicioso.

Uma vez instalado, o aplicativo começa a agir de forma discreta. Ele pede apenas permissões básicas, como acesso ao NFC, e adota uma aparência visual que não desperta suspeitas, com ícones aparentemente normais.

O que torna o golpe do SuperCard X especialmente perigoso é o uso inovador da tecnologia de aproximação (NFC) para duplicar cartões. Ao encostar um cartão em um celular comprometido com o vírus, os dados bancários são capturados instantaneamente e enviados direto para um outro dispositivo operado pelos golpistas. Com essas informações, os criminosos simulam o funcionamento do cartão clonado, utilizando-o para fazer pagamentos ou retirar dinheiro em equipamentos como caixas eletrônicos.

Como se proteger do golpe?

A empresa Cleafy, companhia italiana de segurança cibernética especializada em prevenção de fraudes no setor bancário digital, destaca que a união entre manipulação psicológica, uso de tecnologia por aproximação e propagação em diversas plataformas marca uma nova fase dos crimes virtuais. 

Portanto, usuários de Android devem ter cautela ao clicar em links enviados por mensagens e evitar baixar aplicativos de fontes não oficiais, além de nunca compartilhar dados confidenciais por telefone. A empresa também recomenda manter o sistema operacional sempre atualizado e desligar o recurso de NFC quando não estiver sendo utilizado. Diante de fraudes cada vez mais sofisticadas.

Compartilhe:
curiosidades pagamentos golpe aproximação alerta de golpe

AS MAIS LIDAS

O que faz um celular explodir? 4 causas que você precisa conhecer

Dia do Trabalhador: veja o que abre e o que fecha no feriado

Quando será eleito um novo papa? Vaticano define data para o Conclave

Organização russa quer proibir novelas turcas e motivo é surpreendente