Na madrugada desta sexta-feira (7), a cantora Taylor Swift lançou a regravação do álbum "Speak Now" e deixou os fãs agitados. Após a publicação das novas versões de suas músicas, a artista rapidamente entrou nos assuntos mais comentados do Twitter.
O álbum "Speak Now" foi lançado em 2010 e é um dos mais queridos pelo público que acompanha a cantora desde o início da carreira. Além do sucesso com o público, o terceiro álbum de estúdio da carreira de Taylor Swift recebeu diversos prêmios e chegou a ser indicado ao Grammy de "Melhor Álbum Country".
Entre os sucessos de "Speak Now" estão músicas como "Mine", "Back To December", "Mean", e a música "Long Live", que estourou no Brasil com uma parceria feita com a cantora Paula Fernandes.
Leia também: Taylor Swift é acusada de plagiar música brasileira que foi sucesso nos anos 2000
Em 2019 a cantora anunciou para os fãs que regravaria todas as músicas dos seus seis primeiros álbuns. O projeto, que foi chamado de Taylor's Version, vem sendo apelidado carinhosamente pelo seu fã clube de TV. Mas você sabe por que a artista decidiu regravar todos os seus álbuns lançados antes de 2019? Calma, que a gente te explica tudo direitinho!
Por quê Tayor Swift está regravando seus álbuns?
De forma resumida, podemos dizer que Taylor Swift está regravando seus álbuns como uma forma de retomar o controle sobre suas próprias músicas. Isso porque, no início de sua carreira, Taylor Swift assinou contrato com a gravadora Big Machine Records. No entanto, o que a cantora não se atentou na época foi que, no contrato, ela cedia os direitos de suas composições para a gravadora.
Mas foi em 2019 que começou o grande problema de Taylor. Na época ela descobriu que os direitos de seus seis primeiros álbuns haviam sido vendidos sem o seu consentimento.
A Big Machine foi vendida para o grupo de Ithaca Holdings, uma entidade de propriedade do empresário musical Scooter Braun, que gerencia estrelas como Kanye West e Justin Bieber, e que a intimidou publicamente repetidas vezes.
Diante das polêmicas, o empresário vendeu os direitos para outra empresa, a Shamrock Holdings, por US$ 300 milhões em 2019.
Leia também: Bilionárias: quem são as 5 mulheres mais ricas do mundo?
Na época, a cantora criticou a atitude de Braun e alegou que o empresário tentou prejudicá-la e acabar com sua carreira. Diante do ocorrido, os advogados da cantora encontraram uma brecha do contrato que permitia a cantora retomar o controle de suas criações desde que regravasse as canções com novas versões. E assim surgiu o projeto Taylor's Version, no qual a cantora anunciou que regravará todos os seus seis primeiros álbuns da carreira, para retomar o controle de suas próprias músicas.
Além disso, regravar seus álbuns também é uma maneira que Taylor encontrou de recuperar a conexão emocional com suas antigas músicas e proporcionar aos fãs uma experiência atualizada dessas canções. A regravação permite que ela atualize os arranjos musicais, adicione novos elementos e reinterprete as letras de acordo com sua visão artística atual.
"Speak Now – Taylor's Version" conta com 22 faixas, sendo seis delas inéditas. Veja abaixo alguns dos sucessos que foram regravados:
"Speak Now – Taylor's Version" não é a primeira regravação lançada por Taylor Swift. Em 2021 a cantora pop lançou as regravações dos álbuns "Fearless" e "Red". É esperado que a artista regrave também as canções dos álbuns "1989", "Reputation" e do autointitulado "Taylor Swift".