Sexo antes do casamento pode ou não pode? Saiba a opinião de 5 religiões sobre o tabu

O sexo antes do casamento ainda é um tabu muito grande, ainda mais para algumas religiões

Cadu Guarieiro | 5 de Junho de 2023 às 11:15

De acordo com o papa Francisco, o sexo é um dos dons mais bonitos dados por Deus. - Imagem: M-Production

Durante o documentário "Amém: Perguntando ao Papa" da plataforma de streaming Star+, focado em saber opiniões do líder religioso sobre temas que são "tabus", o papa Francisco afirmou que o sexo é um dos dons mais bonitos dados por Deus.

A fala do pontífice surpreendeu fiéis da Igreja Católica e também de outras religiões, tendo em vista o receio existente ao abordar o assunto "sexo antes do casamento".

Na resposta, o papa fez questão de pontuar a fraqueza da cataquese católica frente ao tema, resultando em muitas vezes, cristãos sem uma postura madura para falar sobre isso.

RELACIONADAS

Top 5 melhores novelas turcas com o galã Can Yaman, ator de A Sonhadora

Você sabia que a trilha sonora do restaurante pode influenciar no sabor da comida?

4 novelas turcas sobre o Império Otomano para você assistir

Uma matéria publicada no portal UOL, entrevistou líderes de diferentes religiões e perguntou sobre o posicionamento de cada uma delas frente ao sexo praticado antes do casamento.

O que o católicos acham do sexo antes do casamento?

De acordo com Elviro Machado, professor de ética e padre da Igreja São Paulo Apóstolo na Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), a sexualidade afeta todos os apectos da pessoa humana. O sexo para os católicos está relacionado à capacidade de amar e procirar, portanto, só deve vir a acontecer quando ambos estiverem unidos perante à doutrina.

Elviro Pinheiro afirma que a Igreja Católica considera o sexo antes do casamento pecado, levando em conta que o matrimônio regulariza o ato.

Como os evangélicos encaram o sexo antes do casamento?

Caio Fábio, pastor e teólogo manauara, afirma que o sexo sempre foi tratado como um agente da culpa, e que sua finalidade para procriação é um dogma inventado pela Igreja Católica.

A única realidade que não é natural para Jesus é a traição e a infidelidade, afirma Caio Fábio.

De acordo com o teólogo, as igrejas evangélicas neopentecostais estão atrasadas no que diz respeito à sexualidade. Caio conta que o sexo, que deveria ser encarado como algo bom, é encarado como pecado, principalmente pela adoção do velho testamento, ao invés do novo, por saberem que o texto vai de encontro às praticas deles.

O que a Umbanda considera sobre o sexo antes do casamento?

Pai Silnei Farkas, sacerdote, teólogo e membro da FNAB (Associação Nacional das Religiões Afro-Brasileiras) afirma que a religião não encara o sexo como uma questão mora, ainda que o sincretismo religoso esteja bastante presente, as doutrinas advindas do catolicismo não são adotadas.

Segundo o sacerdote, o corpo humano não é tabu na Umbanda, e a prática do sexo antes do casamento não implica em nenhuma ruptura do homem com Nzambi, o Criador.

"Acreditamos e louvamos Deus como Pai e Mãe, logo, recebemos dele o amor paterno e materno para entendermos que o sexo deve ser colocado em nossas vidas com amor", disse Silnei.

Qual a opinião do espiritismo sobre o sexo antes do casamento?

No espiritismo não existe propriamente o gênero. O corpo, é um instrumento onde a reencarnação encara o feminino e o masculino como grandes laboratórios para o espírito que está vindo, para assim manifestar seu potencial divino.

Lenici Aparecida de Souza Alves, médica pediatra e conselheira da União Espírita Mineira (UEM), acredita que o sexo enquanto experiência física deve ser encarado de maneira livre com responsabilidade e aproximação.

"Temos uma visão do compromiso, porque todo processo de conexão ímtima gera responsabilidade nas trocas vibratórias. Nós estabelecemos vínculos", afirma a conselheira.

Como o sexo antes do casamento é entendido pelos judeus?

O portal de judaísmo Legal Saber, diz que a união física antes da união espiritual é considerada uma "queimada de largadas", que implica na ordem das coisas e causa confusão, revirando assim, toda a ordem que D'us colocou.

Segundo o site, a Torá não proibe o sexo entre cônjugues casados, a não ser quando a esposa não fez o mikvem. No entanto, o ato sexual deve ocorrer na hora certa e com a pessoa certa.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Compartilhe:
sexo casamento religião sexo antes do casamento tabu

AS MAIS LIDAS

5 benefícios da masturbação para a saúde que você não sabia que existiam

Sexo oral pode causar câncer de garganta? Entenda a polêmica

Saiba o que é sexo tântrico e como praticá-lo

Como conversar sobre sexo com seu filho

Saiba quais são os benefícios do sexo para a saúde que você não pode deixar de saber!

A difícil realidade dos jovens separados pela religião