O sexo antes do casamento ainda é um tabu muito grande, ainda mais para algumas religiões
Durante o documentário "Amém: Perguntando ao Papa" da plataforma de streaming Star+, focado em saber opiniões do líder religioso sobre temas que são "tabus", o papa Francisco afirmou que o sexo é um dos dons mais bonitos dados por Deus.
A fala do pontífice surpreendeu fiéis da Igreja Católica e também de outras religiões, tendo em vista o receio existente ao abordar o assunto "sexo antes do casamento".
Na resposta, o papa fez questão de pontuar a fraqueza da cataquese católica frente ao tema, resultando em muitas vezes, cristãos sem uma postura madura para falar sobre isso.
Uma matéria publicada no portal UOL, entrevistou líderes de diferentes religiões e perguntou sobre o posicionamento de cada uma delas frente ao sexo praticado antes do casamento.
O que o católicos acham do sexo antes do casamento?
De acordo com Elviro Machado, professor de ética e padre da Igreja São Paulo Apóstolo na Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), a sexualidade afeta todos os apectos da pessoa humana. O sexo para os católicos está relacionado à capacidade de amar e procirar, portanto, só deve vir a acontecer quando ambos estiverem unidos perante à doutrina.
Elviro Pinheiro afirma que a Igreja Católica considera o sexo antes do casamento pecado, levando em conta que o matrimônio regulariza o ato.
Como os evangélicos encaram o sexo antes do casamento?
Caio Fábio, pastor e teólogo manauara, afirma que o sexo sempre foi tratado como um agente da culpa, e que sua finalidade para procriação é um dogma inventado pela Igreja Católica.
A única realidade que não é natural para Jesus é a traição e a infidelidade, afirma Caio Fábio.
De acordo com o teólogo, as igrejas evangélicas neopentecostais estão atrasadas no que diz respeito à sexualidade. Caio conta que o sexo, que deveria ser encarado como algo bom, é encarado como pecado, principalmente pela adoção do velho testamento, ao invés do novo, por saberem que o texto vai de encontro às praticas deles.
O que a Umbanda considera sobre o sexo antes do casamento?
Pai Silnei Farkas, sacerdote, teólogo e membro da FNAB (Associação Nacional das Religiões Afro-Brasileiras) afirma que a religião não encara o sexo como uma questão mora, ainda que o sincretismo religoso esteja bastante presente, as doutrinas advindas do catolicismo não são adotadas.
Segundo o sacerdote, o corpo humano não é tabu na Umbanda, e a prática do sexo antes do casamento não implica em nenhuma ruptura do homem com Nzambi, o Criador.
"Acreditamos e louvamos Deus como Pai e Mãe, logo, recebemos dele o amor paterno e materno para entendermos que o sexo deve ser colocado em nossas vidas com amor", disse Silnei.
Qual a opinião do espiritismo sobre o sexo antes do casamento?
No espiritismo não existe propriamente o gênero. O corpo, é um instrumento onde a reencarnação encara o feminino e o masculino como grandes laboratórios para o espírito que está vindo, para assim manifestar seu potencial divino.
Lenici Aparecida de Souza Alves, médica pediatra e conselheira da União Espírita Mineira (UEM), acredita que o sexo enquanto experiência física deve ser encarado de maneira livre com responsabilidade e aproximação.
"Temos uma visão do compromiso, porque todo processo de conexão ímtima gera responsabilidade nas trocas vibratórias. Nós estabelecemos vínculos", afirma a conselheira.
Como o sexo antes do casamento é entendido pelos judeus?
O portal de judaísmo Legal Saber, diz que a união física antes da união espiritual é considerada uma "queimada de largadas", que implica na ordem das coisas e causa confusão, revirando assim, toda a ordem que D'us colocou.
Segundo o site, a Torá não proibe o sexo entre cônjugues casados, a não ser quando a esposa não fez o mikvem. No entanto, o ato sexual deve ocorrer na hora certa e com a pessoa certa.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!