Saiba o que são e como ocorrem os pilares de luz, fenômeno raro no mundo.
Laura Oliveira | 19 de Dezembro de 2022 às 11:00
Recentemente foi avistado um diferenciado fenômeno no Canadá e em outras regiões do mundo. Nas redes sociais, moradores têm compartilhado imagens de pilares de luz que apareceram no céu e causado bastante alvoroço. Apesar das especulações envolverem alienígenas e atividades místicas, os pilares de luz são na verdade um fenômeno meteorológico natural.
Os pilares de luz são pequenos cristais de gelo que aparecem no céu e já foram, inclusive, interpretados como algum tipo de atividade paranormal. Entenda a seguir o que são os pilares de luz e o que causa esse fenômeno!
Comum em lugares frios, o fenômeno dos pilares de luz precisa de condições climáticas específicas para acontecer: lugares calmos, frios e sem a incidência de ventos. Quando ocorre, feixes de luz vertical parecem se estender por todo o céu, até o "topo".
Leia também: Como se proteger de raios em tempestades
Além de condições climáticas perfeitas, os pilares de luz precisam de uma refração da luz em pequenos cristais de gelo que se mantêm suspensos na atmosfera ou que compõem nuvens em alta altitude.
Apesar de parecer um feixe de luz, um pilar de luz, na verdade, não está exatamente na vertical. Essa impressão é causada por um outro acontecimento: a reflexão coletiva de cristais de gelo. Ou seja, sua aparência de "linha" é apenas uma ilusão de ótica.
“Eles aparecem como feixes de luz para o observador. Geralmente é causado por luzes da rua. No entanto, qualquer fonte de luz pode criar um pilar de luz em condições adequadas", explicou David Samuhel, meteorologista do AccuWeather.
Por conta da necessidade de situações climáticas bastante específicas, os pilares de luz são pouco vistos. O meteorologista David Samuhel explica: "Acredito que as pessoas não ouviram tanto sobre pilares de luz devido ao fato de serem observados principalmente em climas muito frios, onde poucas pessoas vivem".
Além disso, há uma comparação dos pilares com a aurora boreal. Porém, Samuhel explica que as auroras podem ser observadas em uma área muito mais ampla, pois ocorrem a muitos quilômetros da atmosfera. Enquanto isso, os pilares de luz ocorrem mais perto do solo, em níveis mais baixos da atmosfera. O Canadá, por ser um dos países frios com uma grande população, é onde os pilares são vistos com mais frequência.
Como se proteger de raios em tempestades
Como é o clima nas florestas tropicais
Aquecimento global pode tornar áreas tropicais inabitáveis devido ao calor
Conheça 6 lugares com condições climáticas extremas
As férias em busca da aurora boreal
13 coisas que você não sabia sobre tempestades