Apesar de continuar linda, a cidade do Rio de Janeiro tem seus problemas, e parece que não é só para os moradores. De acordo com uma pesquisa feita pela plataforma Preply de ensino de idiomas, o Rio de Janeiro não é um destino muito agradável.
A plataforma estadunidense avaliou 53 destinos de todo o mundo, montou um ranking com as cidades mais receptivas e a chamou de "índice de espírito de comunidade". A pesquisa avaliou alguns aspectos como:
- Taxa de retorno de turistas
- Acomodações
- Índice de segurança da cidade
- Facilidade de comunicação (proficiência de moradores em inglês)
- Acolhimento da população LGBTQIA+
Com cidades de todos os continentes sendo avaliadas, o Rio de Janeiro se destacou negativamente nos quesitos acomodação e segurança. Além da "cidade maravilhosa", Lyon, na França e Medellín, na Colômbia também se destacaram de forma negativa.
Leia também: 17 dicas para a sua primeira viagem internacional
A lista gerou muitas críticas
Na internet, o ranking causou polêmica. Um internauta comentou "Deveria ser chamado '25 países vistos como amigáveis por viajantes ricos, brancos e anglo-saxões". Além disso, também foi comentado sobre a falta de um critério que englobasse a violência racial de cada cidade.
A Preply não expôs quais critérios utilizou para avaliar as categorias de segurança e "índice de felicidade da comunidade". E se fez claro que a lista dá um peso maior à fluência de inglês para medir a agradabilidade dos locais. As cidades melhor avaliadas foram as mais ricas e com inglês como língua nativa, como:
- Toronto (Canadá)
- Sydney (Austrália)
- Edimburgo (Reino Unido)
- Manchester (Reino Unido)
- Nova York (EUA)
Já cidades em países como Gana, Marrocos, Malásia, Índia e Brasil, que são emergentes ou se encontram em desenvolvimento, marcaram a parte de baixo da lista de melhores destinos.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!