Conhecido pela comunidade internacional como banco dos bancos, o BIS, está desenvolvendo a Nexus, tecnologia de pix internacional.
Com mais de 380 milhões de chaves registradas até janeiro de 2022, o pix é uma ferramenta queridinha pelos brasileiros. Mas mesmo com 71% da população aderindo em menos de dois anos de surgimento, a tecnologia ainda não permite o pix internacional.
Conhecido como o banco dos bancos centrais, o Bank for International Settlements, promete mudar isso desenvolvendo o Nexus, nova tecnologia que promete ser o pix internacional.
O que é pix internacional?
Muitos países do mundo já adotaram tecnologias de transferências financeiras instantâneas. Aqui no Brasil, nós possuímos o pix. Porém, cada país adota um nome para o seu sistema e esses sistemas só funcionam dentro dos seus domínios.
Como usar o Nexus?
O Nexus, funcionará sem mistérios. Na verdade, será similar ao nosso conhecido pix nacional. Isto significa dizer que, para transferir, pagar ou receber dinheiro de alguém ou instituição, basta estar com uma chave ativa e saber a chave que você deseja realizar uma transação.
Ademais, a ferramenta estará disponível 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. Incluindo finais de semana e feriados. Ou seja, para realizar uma operação internacional, não será mais preciso um cartão de crédito internacional nem o acesso a uma instituição intermediadora.
Quando os bancos terão o serviço disponível?
Por enquanto os bancos nacionais não possuem o serviço. Isso ocorre, porque o Nexus ainda não está disponível no mercado. Mas, assim que for concluída a fase de testes da tecnologia, os bancos começarão a trabalhar na entrega do serviço.
Para finalizar, caso você ainda não saiba, já é possível realizar transações internacionais via pix.
O serviço é oferecido através de empresas como a Western Union. A instituição é responsável por intermediar transações internacionais. Contudo, mesmo você efetuando o pagamento via pix a qualquer hora e/ou dia, pode ser que o dinheiro não seja transferido instantaneamente ao destinatário. Isto acontece, porque a Western Union precisa confirmar o pagamento primeiro e gerar o número de identificação da transação.
Leia também: O que você sabe sobre economia doméstica e finanças pessoais?