Considerada o mal do século XIX, a tuberculose levou figuras ícônicas da história.
Carol Ávila | 24 de Março de 2023 às 15:41
O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial do Combate à Tuberculose. A doença, conhecida por ser o mal do século XIX, assombra a humanidade até os dias atuais. A tuberculose é, atualmente, uma das doenças mais infecciosas do mundo, causando cerca de 4,5 mil mortes por dia. Ela já levou muitas figuras importantes para a história brasileira e mundial. Confira algumas personalidades que foram acometidas pela tuberculose:
Primeiro Imperador do Brasil, Pedro I morreu aos 36 anos, em Portugal, após contrair tuberculose.
O poeta brasileiro Manuel Bandeira foi diagnosticado com a doença aos 18 anos de idade. Em um de seus poemas mais famosos, "Pneumotórax", é retratado um caso de paciente com problemas pulmonares, certamente ligado à descoberta de sua tuberculose. Apesar da doença, Bandeira viveu até seus 82 anos de idade.
Compositor e sambista carioca, Noel Rosa contraiu tuberculose na primeira metade do século XX. O artista faleceu em decorrência da doença em 1937, aos 26 anos de idade.
O jornalista e dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues conviveu grande parte da sua vida com a tuberculose e chegou a ser internado em sanatórios para tratar a doença. Nelson morreu aos 68 anos de idade no Rio de Janeiro.
Em 2013, o cantor Thiaguinho foi diagnosticado com tuberculose pleural. Após meses de tratamento, o cantor se recuperou da doença.
Marcado por suas poesias sobre os problemas sociais, o poeta brasileiro Castro Alves morreu aos 24 anos, em 1871, acometido pela tuberculose. O escritor é reconhecido por suas escrituras em luta contra a escravidão no Brasil.
O ex-presidente da Venezuela, Símon Bolivar, morreu aos 47 anos, após contrair a tuberculose. Bolívar atuou diretamente na luta contra os espanhóis pela independência de Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
O francês Louis Braille foi uma importante figura da história, responsável pela criação do sistema Braille, que possibilitou a escrita e leitura para deficientes visuais. O inventor contraiu tuberculose aos 26 anos e faleceu aos 43 anos de idade.
Um dos maiores nomes da música na era do romantismo, o pianista Chopin acabou contraindo tuberculose e morreu por complicações derivadas da doença em 1849.
O escritor George Orwell ficou famoso por obras como "A Revolução dos Bichos" e "1984". Durante a escrita do último, o autor contraiu tuberculose e acabou falcendo sete meses após a publicação do livro, aos 47 anos de idade.
Brasil é o segundo país no mundo em número de mortes por tuberculose, aponta OMS
Tuberculose: 10 dúvidas sobre a doença respondidas
Dia Mundial de Combate à Tuberculose: saiba as causas e sintomas da doença
Saiba quais são os tipos de adoção permitidos pela legislação brasileira
Cidade Invisível: relembre o que aconteceu antes de assistir à temporada 2
As 5 melhores biografias que você deveria ler