Fenômeno consequente da poluição atmosférica, a chuva ácida pode ser um perigo real aos seres vivos.
Você sabia que existe um fenômeno atmosférico chamado de chuva ácida? Pois é, ele existe e refere-se a uma precipitação com elevada acidez. Assim, é considerado um grave problema ambiental que ocorre principalmente em regiões e/ou países muito industrializados.
Em outras palavras, a chuva ácida é um fenômeno originado pela emissão de gases poluentes à atmosfera, que, ao reagirem com a água, fazem ela se tornar ácida. Mas, vamos entender melhor do que se trata o fênomeno e qual é o seu periogo aos seres vivos?
O que é chuva ácida
A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Acontece quando os gases da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, tornando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.
Leia também: Deixe sua vida mais verde com o consumo consciente
Sendo assim, essa acidificação do solo e das águas superficiais acaba tendo efeitos terríveis nos ecossistemas e consequentemente representa um grave problema e perigo para a saúde dos seres vivos daquela região.
Por que acontece a chuva ácida?
Fenômenos como terremotos, incêndios naturais, relâmpagaos, eupções vulcânicas e processos microbianos soltam dióxido de enxofre e óxidos de nitrôgenio na atmosfera. No entanto, a ação humana é disparada a principal causadora das emissões de dióxido de enxofre.
Tudo por conta da queima de combustíveis na indústria e nas usinas elétricas. O humano também é responsável por boa parte das emissões de óxidos de nitrogênio devido aos gases produzidos pelos veículos a motor. Não obstante, as explorações pecuárias também são capazes de produzir amoníaco a partir da decomposição da matéria orgânica.
Ou seja, o conjunto desses três poluentes, que podem ser tansportados a enormes distâncias a partir de suas origens, se ovida quando entram em contato com a atmosfera e fazem surgir o ácido sulfúrico e ácido nítrico.
Estes dois últimos, dissolvem nas gotas de água das nuvens e caem na superfície terrestre através da chuva ácida, que também ocorre em forma de nevoeiro ou até mesmo neve. Esse processo pode ser visto através do vídeo abaixo, bem didático e produzido pelo canal @biologiailustrada:
Quais são os efeitos da chuva ácida
Com a chuva ácida, o pH se modifica. Acontece que, ele sofre alterações quando combinado com o ácido sulfúrico e o ácido nítrico. Assim, quando essa chuva cai sobre o solo e as águas, ela acaba modificando suas características químicas. Desta forma, coloca em perigo o equilíbrio dos ecossistemas.
Portanto, alguns dos efeitos dessa acidificação do meio ambiente são:
Perdas de biodiversidade e produtividade marinha
A chuva ácida pode fazer com que os mares percam biodiversidade e produtividade. Porque o fenômeno promove a queda do pH das águas oceânicas e prejudica o fitoplâncton. Este último, fonte de alimento para diferentes organismos e animais marinhos.
Assim, é possível que ocorra uma modificação nos níveis tróficos da região afetada. Como consequência, efeitos pesados no ecossistema, podendo até mesmo chegar na extinção de diversas espécies marinhas.
Danos nas florestas
Quando pensamos nas florestas, este baixo nível de pH do solo e a concentração de mestais como o alumínio são aspectos que impedem a vegetação de absorver corretamente a água e os nutrientes necessários.
Veja também: Dicas para preservar o meio ambiente
Deste modo, veremos danos nas raízes da flora, diminuição do crescimento dela e ainda por cima deixa as plantas mais vulneráveis a doenças e pragas.
Como impedir o surgimento da chuva ácida
Como vimos acima, o ser humano é o principal responsável por este fenômeno. Portanto, o ser humano é a chave para erradicação deste problema ambiental tão grave. Sendo assim, é necessário que ocorra uma redução brutal das emissões de gases poluentes.
Por isso, é de importante que os governos e grandes empresários firmem compromissos que busquem promover medidas, como:
- Filtrar e desintoxicar a água utilizada pelas fábricas antes de devolvê-la aos rios;
- Reduzir a emissão de gases poluentes;
- Favorecer e promover a geração e o uso de energias limpas;
- Promover e estimulalr o plantio de árvores que absorvam o ar poluído;
- Conscientização da sociedade civil.
Entre outras medidas mais. A boa notícia? Parece que algumas pessoas e empresas e governos já andam se preocupando com essa mudança de comportamento referente ao meio ambiente. Por exemplo, a União Européia (UE) firmou um compromisso ousado de alcançar neutralidade climática da UE até 2050.
Leia também: Como adaptar sua casa para o uso de energia limpa
Agora que você sabe um pouco mais sobre este fenômeno, viu a responsabilidade do ser humano e descobriu que governos ao redor do mundo já estão agindo, mas a sociedade também precisa se mover. Que tal descobrir o que é Eco-friendly e como se tornar um?