Dona de hits que marcaram gerações, a cantora vinha passando por tratamentos contra o câncer desde 2021 quando descobriu a doença.
Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história do Brasil, morreu aos 75 anos, em São Paulo, na noite desta segunda-feira (8).
A notícia foi confirmada, na manhã desta terça-feira (9), em publicação nas redes sociais. O comunicado sobre o falecimento de Rita Lee foi postado na conta oficial da cantora e de seu marido, Roberto de Carvalho. "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou."
“De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, concluiu o comunicado.
O velório acontecerá em cerimônia aberta ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h.
Veja o comunicado oficial postado pela família de Rita Lee:
Em 2021, a cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão após realizar exames de rotina. Menos de um ano depois, em abril de 2022, a família anunciou a remissão do câncer e Rita manteve comentários otimistas nas redes sociais, mas sem muita euforia. "A parada é dura, mas tem que ter coragem", respondeu Rita Lee à pergunta de um fã sobre a doença.
No entanto em fevereiro de 2023 a rainha do rock brasileiro demonstrou fraqueza e foi internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, recebendo alta poucos dias depois.
A última aparição de Rita Lee foi em casa, assistindo à homenagem realizada no programa "Altas Horas", comandado pelo apresentador Serginho Groisman. Na ocasião, Roberto de Carvalho, marido de Rita, compartilhou um vídeo da cantora assistindo ao "Altas Horas". O programa foi totalmente dedicado à artista, com amigos e artistas cantando seus grandes sucessos. Groisman também homenageou a artista, batizando um dos palcos do programa com o nome da cantora, que foi a primeira artista a se apresentar na estreia da atração, em 2000.
A homenagem feita por Serginho Groisman contou com apresentações de Manu Gavassi, Céu, Fernanda Abreu, Luíza Sonza, Paula Toller, Paulo Ricardo, Tiago Iorc, Tico Santo Cruz, Tom Zé e Zezé Motta.
Com mais de 50 anos de carreira, Rita Lee certamente deixará saudades e sua marca na história da música brasileira e no coração do povo brasileiro.