Você quer dar um livro de presente neste Dia das Crianças mas não conhece nenhum livro infantil? Conheça os 50 melhores livros para crianças.
O Dia das Crianças é um dia de muita alegria! Afinal, os pequeninos fazem do mundo um lugar muito mais iluminado e por isso todo mundo quer comemorar com eles! Mas você já parou para pensar que presentear uma criança com um livro no dia 12 de outubro pode fazer toda a diferença na vida dela? Além de incentivá-las a criar o hábito da leitura, os livros para crianças são uma maneira muito divertida de aprender!
Leia também: 30 ideias de presentes para o Dia das Crianças
Portanto, nós preparamos essa lista maravilhosa com 50 livros infantis para que você presenteie um pequeno no Dia das Crianças. Escolha com carinho e amor uma história cheia de cores, ensinamentos e aventuras!
1. “A vida não me assusta”, Maya Angelou e Jean-Michel Basquiat
A vida não me assusta é um livro belíssimo. Essa pequena obra de arte reúne dois artistas emblemáticos: Maya Angelou, autora do poema, e Jean-Michel Basquiat, autor das pinturas. Certamente uma dupla de peso quando falamos de arte. Para encantar todo pequeno corajoso no dia das crianças!
2. “Amoras”, de Emicida
O primeiro livro do rapper Emicida, Amoras, versa sobre a importância dos detalhes. Com ilustrações belíssimas e um texto poético, Emicida narra uma encantadora conversa entre pai e filha sobre representatividade e pertencimento. Para abrilhantar ainda mais a mensagem, Amoras conta com ilustrações de Aldo Fabrini.
3. “E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas”, de Emicida
Assim como Amoras, um livro incrível! Em E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, que também conta os bonitos desenhos de Aldo Fabrino, Emicida conta uma história na qual as personagens se deparam com o desconhecido, se encontrando com a personificação do medo e da coragem. Uma aventura e tanto para o dia das crianças!
4. “101 Mulheres Incríveis que Transformaram a Ciência”, de Claire Philip
Este livro conta a história de 101 mulheres incríveis que revolucionaram o mundo da ciência. Das mais célebres até as menos conhecidas, nos campos da química, medicina, engenharia, biologia, astrofísica e matemática. Certamente essas cientistas impressionantes são uma inspiração para as crianças de todo o mundo. Seja como for, é uma leitura importantíssima!
5. "Turma da Mônica e o Corpo Humano", de Revista Seleções
Com o Clubinho da Turma da Mônica e o Corpo Humano será mais fácil ensinar ao seu filho de forma lúdica o funcionamento do coração, estômago, cérebro e muitos outros órgãos. São livros de capa dura com ilustrações exclusivas, um jogo de cartas e um tabuleiro para brincar e reforçar o aprendizado de forma divertida em família!
Confira agora os pacotes disponíveis e garanta a coleção da Turma da Mônica e o Corpo Humano!
6. “Quem leva a melhor?”, de Toni Morrison e Slade Morrison
Em mais uma parceria entre mãe e filho, Quem leva a melhor? reimagina três fábulas que foram contadas originalmente por Esopo. Além disso, as incríveis ilustrações ficam a cargo de Pascal Lemaître.
7. “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado
Em mais um clássico da literatura infantil brasileira, Menina bonita do laço de fita conta a história de uma menina negra que desperta a admiração de um coelho branco, fazendo com que ele passasse a desejar ter uma filha tão pretinha quanto ela. Certamente o dia das crianças é uma boa oportunidade para apresentar esse clássico para as novas gerações. As ilustrações são do artista Claudius Ceccon.
8. “Jabuti sabido e macaco metido”, de Ana Maria Machado
Neste livro, Ana Maria Machado recorre às tradições orais brasileiras para encantar as crianças. As ilustrações de Jabuti sabido e macaco metido foram feitas pelo Raul Gastão. Assim como em suas outras obras, Ana Maria consegue agradar a todas as idades!
11. “A ratinha branca de pé-de-vento e a bagagem de Otália”, de Jorge Amado
Com adaptação de Mariana Amado Costa e ilustrações de Marilda Castanha, A ratinha branca de pé-de-vento e a bagagem de Otália adapta um trecho de um dos romances de Jorge Amado, Os pastores da noite. Definitivamente é um ótimo jeito de apresentar um de maiores escritores da nossa nação às crianças no dia 12 de outubro.
12. “Que cabelo é esse, Bela?”, de Simone Mota
Com ilustrações de Roberta Nunes, Simone Mota faz de Que cabelo é esse, Bela? uma narrativa muito bonita “sobre quebrar preconceitos e padrões de beleza, descobrir o poder da ancestralidade e afirmar-se enquanto indivíduo consciente”.
13. “Caderno sem rimas da Maria”, de Lázaro Ramos
Lázaro Ramos é uma artista completo! E suas obras infantis são mais algumas provas disso. Em Caderno sem rimas da Maria, o ator-autor se inspira em sua filha para nos mostrar como a leitura pode nos fazer viajar sem sair do lugar! As ilustrações são de Maurício Negro. Ou seja, mais um presentão para o dia das crianças!
14. “A História dos Pingos”, de Mary França
Este é um livro muito divertido e também ideal para aprendizagem. Nele conhecemos 7 personagens que são semelhantes, mas apenas na aparência. Eles são apresentados com seus nomes, cores e características específicas.
15. “Sinto o que sinto: e a incrível história de Asta e Jaser”, de Lázaro Ramos
Em Sinto o que sinto: e a incrível história de Asta e Jaser, Lázaro Ramos escreve uma história muito bonita na qual ajuda as crianças a entenderem que é normal sentir os mais diversos sentimentos. As belíssimas ilustrações desse livro são da Ana Maria Sena. Portanto, não perca a oportunidade de dar esse presentão!
16. “Meu crespo é de rainha”, de bell hooks
bell hooks (escrito assim mesmo, com letras minúsculas) é uma educadora e intelectual muito admirada. Meu crespo é de rainha é uma verdadeira exaltação da beleza negra, mostrando que os penteados e cabelos crespos também são lindíssimos! Com ilustrações de Chris Raschka, esse livro é a prova de que o dia das crianças também pode ser um dia de muita representatividade!
18. “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque e Ziraldo
Chico Buarque e Ziraldo, dois nomes que dispensam apresentações, nos contam a história de uma garotinha que tinha medo de tudo. Inclusive de ter medo. Por isso, é uma história e tanto para inspirar as crianças no dia 12 de outubro.
19. “Minha dança tem história”, de bell hooks
Em Minha dança tem história, bell hooks conta a história de Bibói, um garotinho que arrasa nas batalhas e nas rimas e que também está descobrindo quem ele é. E além disso, o ilustrador e escritor Chris Raschka forma dupla com hooks neste livro incrível.
20. “Cadê Martin?”, de Geise Gomes
Neste livro divertido, Geise Gomes, também conhecida Gênesis, conta a história de Martin, um menino que tem muita curiosidade de conhecer o mundo. Com ilustrações de Fran Junqueira, é mais um belo presente para criançada no dia delas.
21. “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles
Neste clássico da literatura infantil brasileira, a fabulosa Cecília Meireles “resgata o universo infantil permeado por perguntas imprevisíveis, monólogos, comparações incomuns, fantasia e imaginação”. As ilustrações são de Odilon Moraes.
22. “O monstro que adorava ler”, de Lili Chartrand
O monstro que adorava ler narra a história de um monstrinho assustador que tem sua vida transformada ao encontrar um objeto muito estranho. O livro é da escritora canadense Lili Chartrand e ilustrado por Rogé. É um livro super indicado para crianças! Além disso, possui diálogos bem feitos e bem humorados.
23. “A mãe que voava”, de Caroline Carvalho
Com texto de Caroline Carvalho e ilustrações de Inês da Fonseca, A mãe que voava conta a história da pequena Alice, que amava ver sua mãe voando pela casa. Certamente é uma história cativante para ser lida em conjunto!
24. “A copa frondosa da árvore”, de Eliana Alves Cruz
Eliana Alves Cruz é uma das grandes escritoras brasileiras contemporâneas, e A copa frondosa da árvore é a sua primeira aventura voltada às crianças. Com ilustrações de Bruno Cantu, o livro é repleto de memórias e ancestralidades negras e indígenas. Ou seja, este é, com certeza, um presente cheio de ensinamentos!
25. “A Escolinha do Mar”, de Ruth Rocha
Em "A Escolinha do Mar", Ruth Rocha conta sobre uma escola onde polvos, siris, lulas, estrelas-do-mar e todos os outros peixinhos se reúnem com alegria para estudar e assistir às aulas de dona Ostra e professor Camarão!
26. “O gato e o escuro”, de Mia Couto
O admirado escritor moçambicano Mia Couto estreou na literatura infantil com O gato e o escuro, que narra a história de um gatinho e sua vontade de explorar o mundo. Quem faz as ilustrações desse livro é a artista Marilda Castanha. Assim como em seus romances, Mia Couto desenvolveu uma verdadeira obra de arte.
27. “Os nove pentes d’África”, de Cidinha da Silva
Em Os nove pentes d’África, Cidinha da Silva, mais uma das grandes escritoras brasileiras a voltar sua literatura para os mais novos, tem nos “pentes herdados pelos nove netos de Francisco Ayrá a pedra de toque para abordar a pulsão de vida presente nas experiências das personagens e rituais cotidianos da narrativa”. Esse livro é ideal para crianças maiorzinhas, que estão por volta dos dez anos. As ilustrações são da artista Iléa Ferraz.
28. “Amor de cabelo”, de Matthew A. Cherry
Falando em Oscar, temos o aclamado Amor de cabelo, livro de Matthew A. Cherry, cuja a versão animada ganhou a estatueta de melhor curta animado! Mais um da lista que é ilustrado por Vasthi Harrison. Ou seja, Amor de cabelo tem tudo para agradar os pequeninos no dia das crianças com a sua bela e emocionante história.
29. “Sulwe”, de Lupita Nyong’o
Lupita Nyong’o, uma das atrizes mais aclamadas de Hollywood e vencedora do Oscar, é autora dessa história mágica, na qual Sulwe, uma menina que “tem a pele da cor da meia noite”, só pensa em ser bonita e cheia de luz como sua mãe e sua irmã. As ilustrações são de Vasthi Harrison.
30. “O dia de Chu”, de Neil Gaiman
Neste livro para crianças do grande Neil Gaiman, e que conta com as ilustrações de Adam Rex, acompanhamos o dia agitado de Chu. Embora tudo esteja bem, uma coisa não parece certa: toda hora os pais de Chu perguntam se ele vai espirrar. Mas o que pode acontecer de tão ruim quando esse bebê panda espirra?
31. “O primeiro dia de Chu na escola”, de Neil Gaiman
Em mais uma parceria de Neil Gaiman e Adam Rex, acompanhamos outra dia na vida de Chu. Dessa vez o querido bebê terá seu primeiro dia na escola e está muito nervoso. Será que sairá tudo bem por lá?
32. “História de dois amores”, de Carlos Drummond de Andrade
Notável como sempre, um dos maiores poetas brasileiros também escreveu para crianças e o resultado foi genial! Osbó, chefe dos elefantes, tem uma amizade improvável com Pul, uma pulga. Os dois vivem aventuras divertidas quando Osbó decide tirar férias das suas obrigações e descansar… É aí que as coisas se complicam.
33. “Ynari, a menina das cinco tranças”, de Ondjaki
Em Ynari, a menina das cinco tranças, o escritor angolano Ondjaki conta a história de Ynari, uma menina com cinco tranças e muita vontade de conhecer as palavras do mundo. Tratando com muita sensibilidade das marcas que a guerra civil deixou em Angola, Ondjaki e a ilustradora Joana Lira fazem deste um livro muito especial.
34. “O voo do golfinho”, de Ondjaki
Desta vez contando com as ilustrações de Danuta Wojciechowska, Ondjaki conta uma história sobre “o desejo de liberdade presente em todos aqueles que são capazes de sonhar – sejam eles plantas, homens ou animais”.
35. “O menino maluquinho”, de Ziraldo
Mais um clássico da literatura infantil brasileira, O menino maluquinho, do Ziraldo, é outra obra que merece ser apresentada à novas gerações nos dias da criança. Esse garotinho amado e feliz tem tudo para encantar os pequenos no dia 12 de outubro. Ou seja, é um clássico imperdível, certo?
36. “Bisa Bia, Bisa Bel”, de Ana Maria Machado
Publicado em 1981, o livro surgiu do desejo da autora de falar sobre os seus avós para os seus filhos. A protagonista é uma menina comum que, durante uma das arrumações da mãe, encontra um retrato da Bisa Bia ainda criança.
37. “Uma Ideia Toda Azul”, de Marina Colasanti
O livro de contos publicado por Marina Colasanti em 1979 reúne dez pequenas histórias encenadas em universos paralelos (castelos, reinos distantes, bosques encantados). Vale muito a pena conferir! Afinal, ilustrações foram feitas pela própria escritora.
38. “Dona Baratinha”, de Ana Maria Machado
Dona Baratinha achou uma moeda e pensou que, estando rica, poderia se casar. Então, se arrumou e foi para a janela procurar um noivo. Muitos candidatos apareceram: o boi, o gato, o cachorro, mas o ratinho foi o escolhido. Ela chegou na igreja, mas o ratinho não apareceu. Onde estava? De tão guloso, tinha caído na panela de feijão. Descubra como a Dona Baratinha deu a volta por cima.
39. “A Mulher que Matou os Peixes”, de Clarice Lispector
Em A Mulher que Matou os Peixes ficamos conhecendo uma narradora culpada por ter assassinado – sem querer – dois pobres peixinhos vermelhos que eram os bichos de estimação dos seus filhos. Original e comovente, bem como toda obra de Clarice Lispector, o livro possui uma linguagem interessante e acessível que auxilia crianças a lidarem com a morte.
40. "Bom Dia, Todas as Cores!", de Ruth Rocha
O camaleão queria agradar a todos. Mas será que isso pode funcionar? Confira! “Bom dia, todas as cores” é o livro perfeito para ajudar as crianças a entenderem melhor sobre seus direitos de escolha.
41. “Papo de Sapato”, de Pedro Bandeira
É no meio do lixão que os sapatos velhos e sem uso são encontrados, desde as botas antigas de um general, que já testemunharam duras batalhas, até a sapatilha de uma grande bailarina e as chuteiras de um famoso atacante. Confira essa aventura!
42. “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato
Quem não se lembra das histórias passadas no sítio do Picapau Amarelo? Reinações de Narizinho, lançado em 1931, tem como pano de fundo um sítio que realmente existiu, situado no interior de São Paulo.
43. “Marcelo, Marmelo, Martelo”, de Ruth Rocha
Marcelo é o protagonista da história lançada em 1976 e contada por Ruth Rocha. Ele e suas amigas Teresinha, Gabriela e Caloca, dividem um cotidiano cheio de novas curiosidades num espaço urbano. Assim como toda criança curiosa, o menino faz uma série de perguntas aos pais.
44. “O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos
O protagonista Zezé é um jovem garoto cheio de energia – como costumavam dizer, o menino “tinha o diabo no corpo”. Muitas vezes os adultos ao redor não compreendiam as necessidades do menino e acabavam injustamente o punindo. Aliás, este um livro para muitos adultos lerem também.
45. “A Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes
Inicialmente o poeta-diplomata começou a escrever para os seus próprios filhos, especialmente os dois primeiros. Posteriormente Vinicius teve a ideia de musica-los e, para isso, pediu a ajuda do músico Paulo Soledade. Muitos anos mais tarde, em 1970, com o nascimento da filha Maria, Vinicius fechou uma parceria com o seu grande amigo Toquinho para musicar os poemas infantis.
46. “Cantigas por um passarinho à toa”, de Manoel de Barros
Manoel de Barros, que ficou conhecido como o “poeta das coisas miúdas”, também virou a sua atenção para o público infantil. No seu estilo habitual, o autor preencheu as páginas de Cantigas por um passarinho à toa com composições dedicadas à natureza e aos animais. Portanto, não perca a chance de presentear com um dos maiores escritores nacionais!
47. "Eu sou assim e vou te mostrar", de Heinz Janisch
De maneira lúdica e envolvente este livro, com divertido texto rimado, apresenta o corpo humano aos pequenos leitores. Ao estabelecer paralelos entre as partes do corpo e diversos animais, o livro ressalta tanto nossas semelhanças como nossas diferenças com as várias espécies de animais. Ao final, um espelho surpresa irá encantar os pequenos leitores, mostrando que cada um é especial à sua maneira.
48. “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga
Esta é, sem dúvida, uma das mais importantes e premiadas obras da literatura infantil nacional. O livro conta a história de Raquel, uma menina que ganha uma bolsa amarela da tia. Nela, coloca os seus três principais desejos: crescer, ter nascido menino e se tornar escritora.
49. “O bicho folharal”, de Angela Lago
Em O bicho folharal, chega a hora de conhecer o humor da onça que não tem nada de engraçado. Ao contrário até. Invocada que só, a comadre onça decidiu, sem razão nenhuma, impedir o macaco de beber água na sua fonte. E olha que era um tempo de seca danada! Só na fonte dela ainda havia água. Em contrapartida, o macaco, que não era bobo nem nada, logo arrumou um jeitinho de ludibriar a onça.
50. "Fantástico Reino do Corpo Humano", de Molina Julieta Batista
Por fim, o Fantástico Reino do Corpo Humano! Essa obra foi criada não somente para crianças que já conseguem ler sozinhas, mas para todas as idades! Ele nasceu para ser um livro de cabeceira para que toda noite possa ser usado para uma história antes de dormir. Além disso, possui atividades interativas que o possibilita ser usado como ferramenta de aprendizagem em escolas.