Cantora e compositora brasileira conhecida pela canção "Bagaço da Laranja" é homenageada pelo Google; saiba quem foi Jovelina Pérola Negra
Redação | 21 de Julho de 2022 às 17:09
Nesta quinta-feira (21), o Google usou a sua página inicial para fazer uma homenagem à cantora e compositora brasileira Jovelina Pérola Negra. Conhecida pela voz potente, Jovelina, que celebraria seu 78º aniversário na data de hoje, foi uma das grandes divas do samba e marcou a história da música brasileira.
A ilustração do Doodle de Jovelina foi criada pela artista brasileira Lana Carollina Ribeiro, mas conhecida como La Minna. Com cores vivas, a ilustração traz a cantora em destaque e elementos que remetem ao subúrbio carioca, no qual passou boa parte da vida. É possível também ver ao fundo músicos tocando instrumentos de corda e percussão.
“Falar de Jovelina é falar do que vivo e escuto todos os dias, é falar da minha formação como pessoa, é falar do que acredito. Foi muito emocionante para mim ter a oportunidade de homenageá-la”, declara a artista.
A imagem aparece apenas para brasileiros na versão web do buscador e também no aplicativo para smartphones. Ao clicar no Doodle, o usuário será redirecionado para uma página com matérias sobre a cantora.
Jovelina Pérola Negra foi fundamental para colocar o samba de fundo de quintal e o pagode em evidência na MPB. Nascida em Botafogo, logo se mudou para o subúrbio, onde fincou raízes.
Apesar de seu grande talento, Jovelina só estreou na música aos 40 anos, quando participou de três faixas da coletânea Raça Brasileira, em 1985.No ano seguinte, gravou seu primeiro disco solo, se destacando com sambas autorais e canções compostas por Nei Lopes e Monarco.
A cantora teve uma carreira brilhante, chegando a gravar com outros grandes artistas e ganhou um disco de platina. Ao longo de sua carreira, ela se apresentou em diversos países, como Angola, França e Japão, antes de falecer de ataque cardíaco em 1998, aos 54 anos.
Hoje, as músicas de Jovelina estão disponíveis nas plataformas de streaming de música.
Em 2016, o Ministério da Cultura do Brasil concedeu a Jovelina Pérola Negra a Ordem do Mérito Cultural. Além disso, um centro comunitário no bairro da Pavuna, Rio de Janeiro, também foi nomeado em sua homenagem.