Será que você tem muitos familiares espalhados por aí? Ou melhor, você sabe sua origem? Conheça os sobrenomes mais comuns do país!
Cadu Guarieiro | 20 de Novembro de 2023 às 18:30
Poucas características são tão marcantes para nós como os nossos sobrenomes. Afinal, eles não representam apenas uma identificação, mas também nossa família, nossas origens e, consequentemente, nossa história!
Leia também: 3 curiosidades sobre o clima que ninguém nunca te contou
É normal ficarmos surprersos e nos identificarmos quando conhecemos alguém com o mesmo sobrenome que a gente, mas o quão comum é o seu? Você sabe dizer? Confira, a seguir, quais são os sobrenomes mais comuns no Brasil e surpreenda-se!
Muitos sobrenomes estão diretamente relacionados à história do nosso país, porém, você sabe quais são os mais comuns?
O sobrenome Machado é bastante literal e faz referência ao objeto de corte. Sua origem é portuguesa, porém, existem duas histórias referentes à sua origem, uma, a mais simples, diz que o sobrenome era uma forma de identificar "aqueles que faziam machados", outra diz respeito a dom Mendo Moniz, que deu origem à linhagem e destruiu as portas do Castelo de Santarém com um machado. 805.215 brasileiros contam com esse sobrenome.
Com 1.372.398 brasileiros registrados com esse sobrenome, o Carvalho figura entre os mais populares do país. Além da origem portuguesa, esse sobrenome também é relacionado à famosa árvore, que simboliza a força moral e física.
Também de origem ibérica, o Gomes, como conta a revista Super Interessante, já foi registrado de diferentes maneiras: Gomizi, Gomiz, Gomez e, até mesmo, Güemes! O portal conta que, de acordo com genealogistas, é provável que o sobrenome tenha sido originado a partir da abreviação do visigodo Gomoarius, algo do tipo "homem de guerra". No Brasil, 1.697.130 pessoas estão registradas com esse sobrenome.
Alves é considerado um sobrenome patronímico, ou seja, formado a partir do nome do pai. Seu significado é "filho de Álvaro" e 2.264.282 brasileiros contam com ele no registro.
Considerado o terceiro sobrenome mais comum de Portugal, a família Ferreira também tem uma presença forte no Brasil! Referente a locais ricos em ferro ou trabalhadores de ferro, ferreiros, esse sobrenome acompanha, pelo menos, 2.365.562 brasileiros.
Assim como Alves, o Rodrigues também é um sobrenome patronímico, e significa "filho de Rodrigo". Sua origem é espanhola e originado de "Rodriguez", sobrenome bastante comum em outros países da América Latina. 2.399.459 brasileiros contam com "Rodrigues" no nome.
O significado desse sobrenome é o mais literal possível: a árvore que produz oliva! Esse sobrenome de origem portuguesa conta com mais de 3.738.469 brasileiros registrados.
Originado da palavra latina "sanctus", o sobrenome Santos é o segundo mais popular não apenas no Brasil, mas também em Portugal! Pelo menos 3.981.191 brasileiros contam com ele no registro.
Não há surpresa alguma! Pensar em sobrenome no Brasil é pensar em Silva! Ele tem origem toponímica, ou seja, é referente a algum lugar, nesse caso "selva" ou "floresta". 5.073.774 brasileiros possuem o sobrenome.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!