Conheça o elopement wedding, o casamento mais intimista que pode ser realizado no lugar preferido dos noivos. Saiba como organizar.
Thaís Garcez | 18 de Março de 2021 às 17:00
Quer casar, mas de um jeito diferente? Já pensou no elopement wedding? Apesar do nome complicado, esse tipo de casamento tem inspiração em um hábito muito antigo: o de fugir para casar.
Elope, em livre tradução quer dizer fugir. Mas hoje em dia não é necessário fazer tudo às escondidas. Mesmo sendo uma fuga, você pode convidar os parentes mais próximos para compartilhar esse momento. Ou então reservar esse dia só para os dois. O destino do casamento, inclusive, pode ser também o da lua de mel.
Leia também: Na praia ou no Cristo Redentor, saiba como ter o casamento dos sonhos
Atualmente, com a pandemia, muitos casais têm buscado esse estilo de casamento para evitar aglomerações e também não adiar mais a data do casamento. Mas, mesmo assim, é preciso planejamento. Pois mesmo sendo um casamento pequeno e para pouquíssimas pessoas, são muitos detalhes que precisam ser pensados.
Antes de mais nada é preciso decidir onde será realizada a celebração. Você pode “fugir” para um local aqui no Brasil ou para outro país. Existem diversos locais que estão aptos para receber esse tipo de evento, como hotéis, chácaras, vinhedos etc. Entretanto, a praia tem sido o lugar mais desejado para casamentos como esse.
Por isso, outro fator importante que deve ser levado em consideração é a previsão do tempo. Tanto aqui como no exterior, a temperatura e as condições climáticas precisam ser analisadas, principalmente se a cerimônia for ao ar livre.
Outro ponto superimportante para marcar o dia do seu casamento é a contratação de um fotógrafo. Assim, depois da cerimônia, você pode aproveitar o lindo cenário e fazer um ensaio fotográfico para registrar o amor e a felicidade dos noivos.
Ter um cerimonialista para auxiliar toda a produção é fundamental em todo casamento, inclusive no elopement wedding. Caso o destino seja internacional, uma boa equipe de produção especializada pode te dar informações preciosas e livrar você de vários contratempos e imprevistos. Portanto, busque a ajuda desses profissionais.
Por fim, pense com carinho em quem fará a cerimônia de casamento. Você pode convidar um amigo que conheça toda a história do casal para falar nesse momento. Porém, um celebrante com mais experiência pode reafirmar ainda mais o clima romântico que o elopement wedding tem, usando as palavras certas para marcar para sempre essa data. Avalie!
Se o seu desejo é ter um dia inesquecível a dois, do jeito que você sempre quis, sem dúvida o elopement wedding é o estilo ideal. Uma das vantagens é ter a oportunidade de viver o dia do casamento do seu jeito, sem precisar seguir protocolos ou ceder a vontades; fato muito comum durante a organização de um casamento.
Tudo acontecerá como você e seu noivo sempre quiseram, com tudo o que tem a ver com vocês. Além disso, a escolha de um local importante para os dois aumenta ainda mais o sentimento de pertencimento que esse dia oferece.
Porém, vale a pena ressaltar que, apesar de ser um casamento mais intimista, nem sempre ele será mais barato. Dependendo do local e da estrutura que desejar, o orçamento pode ser bem alto. Tudo dependerá das escolhas que você fizer, como por exemplo, se terá ou não uma recepção após a cerimônia.
A festa pode ser outro ponto desfavorável. Como a ideia é escapar do tradicional, uma grande festa com vários amigos e familiares não estará na lista. Mas, você pode levar seus pais, irmãos e amigos próximos para celebrar esse dia com vocês e, depois, seguir para um almoço ou jantar bem particular.
Se você gostou dessa ideia, analise bem as opções de lugares e as condições de deslocamento possíveis atualmente. O importante é que seu casamento seja o dia mais importante da sua vida e, claro, inesquecível.