Se você adora ler e quer atingir suas metas de leitura de forma simples e prática, confira 10 dicas de como ler mais e melhor.
Marcela Barros | 29 de Junho de 2021 às 15:00
Ter o hábito da leitura é uma das melhores maneiras de manter o cérebro sempre ativo, ganhar conhecimento, expandir o vocabulário e também melhorar a concentração e o foco.
Leia também: A importância da leitura para o estímulo da empatia
Outras vantagens desse hábito saudável são a estimulação da criatividade, redução do estresse, melhoria na escrita e o fortalecimento da memória. Se você quer se tornar um superleitor, confira a seguir 11 dicas para ler mais e melhor, e coloque-as em prática hoje mesmo!
Elimine as distrações na hora de leitura: desligue o celular, pois isso evita que caiamos na tentação de checar mensagens e redes sociais a todo momento. Não ouvir música durante a leitura também é bom para manter a concentração, pois a audição e a visão são processadas pela mesma região do cérebro, então não é possível se concentrar de forma completa nas duas ações ao mesmo tempo.
Sim, faça da leitura um compromisso! Procure marcar um horário para dedicar-se aos livros, e isso vai depender, claro, dos seus outros compromissos diários. Só pode ler durante meia hora pela manhã e mais uma hora à noite? Marque na sua agenda e veja os progressos na leitura acontecerem!
Já teve a sensação de ter esquecido a história de um livro pouco tempo após lê-lo? Uma boa forma de lembrar o que foi lido e entender melhor o livro é fazer anotações sobre eles: você pode fazer um diário com frases das quais você tenha gostado e suas impressões sobre os personagens, por exemplo.
Participar de um clube de livro, como o Clube de Livros Seleções, por exemplo, tem várias vantagens, como conhecer novos autores, revisitar clássicos, ter livros novos com frequência e conhecer diversos gêneros literários.
Ter com quem discutir o livro ajuda a estimular a sua leitura. Ao participar de um clube de leitura, você terá acesso a várias visões sobre um determinado livro e vai aprender muito mais! Há muitos clubes on-line: faça uma pesquisa e encontre o seu!
Livros podem ser muito densos e a leitura pode nos deixar cansados. Para não recorrer ao celular ou a outras distrações, varie o tipo de leitura quando cansar da atual. Uma boa ideia é alternar ficção e não ficção, pois assim você não corre o risco de confundir as histórias.
Para não enjoar de um determinado estilo, que tal procurar novos autores? Há pequenas editoras nacionais que estão sempre lançando novidades: siga-as nas redes sociais para saber o que está acontecendo.
Começou a ler um livro e realmente não gostou? Tudo bem, faz parte: pode deixar de lado e encontrar uma nova leitura que agrade mais.
Ler na cama pode ser uma opção para muita gente, mas será que é produtivo? Ler deitado pode acabar dando aquele sono! Prefira ler sentado, com uma postura adequada.
Uma boa ideia para ser eficiente na leitura é estabelecer uma meta, que pode ser mensal ou anual. Dessa forma, você saberá aonde quer chegar e vai se planejar para conseguir.
Podem ser apenas poucos minutos por dia, mas não deixe de ler: ir aos poucos é melhor do que não avançar nada nas suas leituras.