Bem como qualquer outro, o medo de dirigir pode ser superado. O bloqueio está ligado a fatores psicológicos, que podem ser trabalhados para romper esta
Douglas Ferreira | 20 de Agosto de 2019 às 12:00
Bem como qualquer outro, o medo de dirigir pode ser superado. O bloqueio está ligado a fatores psicológicos, que podem ser trabalhados para romper esta barreira prejudicial à sua vida.
Hoje, dirigir vai além do deslocamento confortável pelas ruas e estradas do país. Há empresas que restringem contratações a profissionais habilitados.
Confira também: 23 dicas para dirigir com conforto e cuidar da saúde
Em tempos de escassez de oferta, perder uma oportunidade por não ter a carteira de motorista não parece uma opção, certo?
Para contribuir com esta tarefa, separamos 19 dicas infalíveis para perder definitivamente o medo de dirigir!
É natural que nosso mecanismo de defesa atue para nos proteger. Portanto, para enfrentar o medo, é importante não pensar muito antes de tomar a decisão.
É natural que surjam pensamentos negativos e catastróficos para que você desista de encarar. Pense nos lados positivos de dirigir!
Não hesite em mudar de autoescola caso não sinta segurança com profissionais que te auxiliam. Este detalhe pode fazer toda diferença.
Como todo e qualquer aprendizado, o planejamento é importante para se programar e estudar o tema.
Você é capaz de lidar com novos desafios e aprendizados. E a chance não é única. Se falhar na primeira tentativa, tente quantas vezes forem necessárias. Esta não é uma competição.
Durante o processo de aprendizagem, o carona é fundamental para transmitir segurança. Procure pessoas que te incentivem e motivem.
É importante ter disciplina para aprender e evoluir. Programe um dia para começar.
Para melhorar a experiência da direção, elabore treinos curtos. Não se preocupe com tempo. A satisfação é importante para te manter motivado(a). Dê uma volta no quarteirão, se for o caso.
Errar é absolutamente normal durante qualquer aprendizado. Quando errar, persista.
Para continuar em evolução, aumente o treino. Se antes dava uma volta no quarteirão, aumente para duas. Continue neste trajeto até ter toda segurança na direção.
Leia também: 10 dicas de como economizar gasolina
Pensar nos benefícios sempre estimula e motiva. Portanto, pense na autonomia que a direção irá lhe proporcionar.
Já imaginou a qualidade de vida que a direção pode te oferecer? Não será mais necessário ficar amassado(a) nos coletivos cada dia mais lotados e precarizados.
Existem oportunidades de emprego que exigem profissionais com carteira de habilitação. Além de necessário, saber dirigir pode ser um diferencial seu.
Mesmo que já tenha carteira de motorista, se ainda sentir insegurança, não há problema de contratar aulas extras na autoescola para corrigir ou aperfeiçoar detalhes como ladeira e baliza, por exemplo.
Para evitar ansiedade e nervosismo, treine em lugares com menos trânsito. É importante para treinar baliza, principalmente.
A prática é o que leva à perfeição — em qualquer processo de aprendizado. Portanto, dirija sempre que possível.
Para corrigir erros, é imprescindível que você tenha consciência de quais são suas dificuldades para trabalhar na correção.
Quando se sentir ansioso, observe sua respiração. Inspire pelo nariz e expire devagar pela boca.
Estabeleça 10 locais que você gostaria de ir dirigindo. Esta é a sua meta. Seu papel é ir cumprindo uma a uma, ao seu tempo.
6 dicas de como corrigir a postura ao dirigir
Conheça 13 curiosidades sobre os carros elétricos
7 dicas preciosas para prolongar a vida útil do seu carro
4 dicas de profissionais para comprar um carro
23 dicas para dirigir com conforto e cuidar da saúde
Lataria: faça pequenos reparos e economize