O Brasil é uma referência mundial quando o assunto é cultura!
Cadu Guarieiro | 20 de Outubro de 2023 às 07:30
Hoje, 20 de outubro, é celebrado o Dia do Poeta! Uma data especial que, além de homenagear esses autores que dedicam suas vidas a criar versos inspiradores, traz à tona um dos gêneros literários mais divertidos e intensos da nossa literatura.
Leia também: 10 museus brasileiros para conhecer e se maravilhar
Não há país culturalmente mais rico que o Brasil, seja nas artes plásticas, na música ou na literatura, somos uma referência mundial! A fim de comemorar esta data em grande estilo, montamos uma seleção de poetas brasileiros que você deveria conhecer!
Poetas são característicos pela capacidade de transmitir emoções e tocar o coração dos leitores através das palavras. Confira uma lista de poeta indispensáveis para a cultura nacional!
Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira, foi um poeta de destaque, artista plástico e crítico literário. Nascido em São Luís, Maranhão, em 1930, Ferreira é reconhecido como um dos principais expoentes da poesia concreta, contribuindo significativamente para o modernismo literário no Brasil. Seu trabalho mais popular é o livro "Poema Sujo", considerado uma das maiores obras-primas da poesia brasileira contemporânea.
Considerado um dos mais renomados poetas brasileiros do século XX, Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 1902, e conquistou o mundo através de seus textos. Conhecido por combinar o modernismo com o lirismo, Carlos abordou temas cotidianos e universais através de uma linguagem própria e singular. Um exemplo clássico da obra de Carlos Drummond de Andrade é o poema "No Meio do Caminho", em que a partir de um evento ordinário, o poeta consegue alcançar uma reflexão profunda.
Símbolo da boêmia, Vinícius de Moraes não é reconhecido apenas por sua contribuição para a música brasileira, mas também por seus poemas notáveis. Nascido no Rio de Janeiro, em 1913, o "Poetinha", alcunha que levou até o final da vida, é um dos principais nomes do movimento Bossa Nova, que combinou ritmos brasileiros com letras poéticas e exportou a cultura nacional a partir da década de 1950.
Nascida em Goiás, em 1889, Cora Coralina é um ícone da literatura brasileira. Comparada aos demais escritores, ela começou a escrever tardiamente, característica que não foi impeditivo algum em sua obra, inclusive, até auxiliou, tendo em vista que seu texto é carregado de experiências e sabedoria. Os versos de Cora retraram a vida interiorana do país e trazem à tona a simplicidade.
Destaque por sua poesia experimental e inovadora, Paulo Leminski é, com certeza, um ponto fora da curva. Responsável por combinar elementos do concretismo, tropicalismo e da cultura pop, o poeta nascido em Curitiba, definitivamente, inovou, enquanto explorou temas que variavam desde a política até o amor e espiritualidade. Vale ressaltar os haicais de Leminski, poemas de origem japonesa que tem como principal características os versos curtos.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!