A mulher com mais medalhas olímpicas não é americana, nem britânica, mas sim a Ucraniana Larisa Latynina
Conquistar uma medalha nas Olimpíadas é um dos pontos mais altos que um atleta pode alcançar. E algumas pessoas são tão talentosas e esforçadas que conseguem esse feito não só uma, como várias vezes. Ainda mais surpreendente do que isso, é o fato de que uma única atleta conquistou 18 medalhas! Conheça Larisa Latynina, a mulher mais premiada da história dos Jogos Olímpicos.
Conheça Larisa Latynina
Larisa Latynina é uma ex-ginasta nascida na Ucrânia em 1934. A atleta começou a dançar para lidar com os momentos de sofrimento, uma vez que perdeu o pai em 1943 e sua mãe a enviou para morar com parentes. Infelizmente, quando tinha 11 anos o estúdio onde praticava balé fechou, o que a levou a começar a praticar ginástica, modalidade em que ela descobriu um talento e que despertou sua paixão.
Em 1956 Larisa competiu nos Jogos Olímpicos pela primeira vez, já conquistando seis medalhas em sua primeira participação. Foram quatro de ouro, por equipes, individual geral, salto e solo, uma de prata nas barras assimétricas e uma de bronze por equipe.
Adicionou mais 12 vitórias ao currículo nas Olimpíadas de 1960 e 1964, em disputas de equipe e solo. Tendo no total nove ouros, cinco pratas e quatro bronzes, era a atleta com mais medalhas olímpicas até 2008, quando foi ultrapassada pelo nadador dos Estados Unidos Michael Phelps. Além de competir, Larisa também liderou a equipe nacional de ginástica da União Soviética até 1977, e ajudou na conquista do ouro por equipes nos Jogos de 1968, 1972 e 1976.
Mesmo 60 anos após sua última participação nos Jogos Olímpicos, Larisa Latynina segue como a segunda atleta mais premiada da competição. Até o momento nenhuma atleta está perto de bater seu recorde, o que a consagra como uma das maiores ginastas e maiores esportistas do mundo!
Confira também quais as outras mulheres com mais medalhas olímpicas e saiba tudo do maior evento esportivo do mundo!
Fonte: Terra