A série Cidade Invisível, da Netflix, chamou a atenção por abordar diversas lendas do folclore brasileiro. Conheça a lenda do Corpo-seco, o defunto amaldiçoado!
Desde a sua estreia na Netflix, a série Cidade Invisível gerou uma grande visibilidade para as lendas do folclore brasileiro. Após essa exposição, muitas pessoas passaram a conhecer e se interessar por histórias das quais nunca tinham ouvido falar antes.
Leia também: Cidade Invisível: relembre o que aconteceu antes de assistir à temporada 2.
Entre elas estão as lendas da Matinta Pereira, a Cuca, o Corpo-seco e outros personagens do folclore brasileiro que são abordados na série. Porém, dentre todos esses personagens, o Corpo Seco é certamente um dos mais interessantes. A seguir, conheça a lenda do personagem de Cidade Invisível!
Saiba tudo sobre a lenda do Corpo-seco
O Corpo-seco é uma lenda, muito popular no Sudeste e Sul do Brasil, que fala de um defunto amaldiçoado que vaga pela Terra. Ele foi rejeitado por Deus e pelo diabo. O motivo da rejeição seriam as maldades que ele teria cometido em vida.
A origem da lenda
Uma espécie de morto-vivo condenado a vagar aterrorizando as pessoas, o Corpo-seco é um cadáver devolvido pela terra, que não o aceita por conta das maldades que realizou em vida. A lenda é contada com diversas variações e pode ser considerada um conto preventivo para que crianças não desobedeçam seus pais.
A lenda ainda diz que ele era conhecido na cidade de Monteiro Lobato por brigar e agredir seus pais até o dia em que morreu assassinado. Enterrado, foi rejeitado pela sepultura e passou a assombrar o local. Então, o corpo do morto-vivo foi levado à força e abandonado em uma gruta. No entanto, o corpo não permaneceu lá por muito tempo e passou a assombrar aqueles que o encontram.
O Corpo-seco da série Cidade Invisível
Em especial, a lenda diz que o defunto agora persegue crianças que desrespeitam os pais. Na série, o Corpo-seco se apossa e acaba tomando o corpo dos personagens, não só de crianças como a personagem Luna mas também de seu pai.
Resumindo, o Corpo-seco de Cidade Invisível assume a forma de uma entidade malévola capaz de possuir outras pessoas vivas. Ele aparece como um espírito maligno que assume o corpo dos personagens e faz com que eles cometam maldades contra outras pessoas, instaurando o caos por onde passa.