De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 10,5 milhões de trabalhadores têm valores disponíveis para saque
A Caixa Econômica Federal informou que mais de 10,5 milhões de trabalhadores têm recursos disponíveis para saque referentes ao PIS/Pasep, um valor total de R$25 bilhões. O prazo divulgado no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (7) para a retirada do valor é até 5 agosto.
Leia também: O banco pode estar te devendo: veja como resgatar esse dinheiro.
Desde a publicação da Medida Provisória (MP) 946/2020, o valor das cotas, que antigamente só podiam ser sacadas em casos específicos, como aposentadoria ou doenças graves, passou a fazer parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), estando disponível aos titulares, ou em caso de falecimento, aos beneficiários legais.
Quem pode sacar o PIS/Pasep?
Têm direito às cotas do PIS/Pasep, os trabalhadores com carteira assinada tanto na iniciativa privada, quanto no funcionalismo público de 1971 a 1988, que ainda não sacaram o benefício. Aqueles que já faleceram e tem saldo disponível para saque, poderão ter a quantia retirada pelos herdeiros comprovados.
A Caixa afirma que os valores podem ser movimentados pelo próprio aplicativo do FGTS, disponível tanto na App Store, quanto no Google Play, sem a necessidade do comparecimento à agência do banco.
Aqueles que não realizarem o saque terão seu dinheiro transferido para o Tesouro Nacional.
Como sacar o PIS/Pasep pelo celular?
O primeiro passo para o saque do PIS/Pasep é baixar o aplicativo FGTS. Caso você seja um dos beneficiários com saldo disponível para saque irá aparecer na sua tela após o login a mensagem "Você possui saque disponível".
Após clicar em "Solicitar o saque PIS/Pasep", o trabalhador irá escolher a forma de saque, entre crédito em conta ou presencial, e após verificar os dados, selecionar "Confirmar saque".
O valor pode ser creditado na conta bancária de qualquer instituição, sem custo nenhum.
No caso de trabalhadores falecidos, com direito à retirada do PIS/Pasep, herdeiro legal poderá acessar o próprio aplicativo do FGTS e ir até a opção "Meus Saques", e "Outras situações de Saque", optando por "PIS/Pasep - Falecimento do Trabalhador", após apresentar os documentos necessários e confirmar a solicitação, o saque estará disponível.
Confira no vídeo abaixo como realizar a operação:
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!