Como ganhar dinheiro com TikTok? Veja 4 dicas infalíveis para gerar renda no app

O aplicativo mais baixado do mundo também pode servir como renda extra.

Cadu Guarieiro | 4 de Julho de 2023 às 16:50

O aplicativo mais baixado do mundo também pode servir como renda extra. - Imagem: Suwaree Tangbovornpichet/iStock

O TikTok é inegavelmente uma febre. De acordo com um levantamento da empresa de software americana Apptopia, divulgado em janeiro deste ano, o aplicativo foi o mais baixado de 2022, com 672 milhões de novos downloads. O número por si só já assusta, no entanto, não é o primeiro ano que a plataforma chinesa alcança essa marca, mas sim o terceiro consecutivo.

Leia também: 19 perfis do TikTok que você deve começar a seguir agora mesmo.

Mas você sabia que além de reter os usuários através de vídeos curtos, o TikTok é capaz de te fazer ganhar um dinheiro extra? Descubra a seguir como ganhar dinheiro com o TikTok!

Como ganhar dinheiro com o TikTok?

O aplicativo conta com 4 tipos de monetização, sendo elas: o Programa Marketplace de Criadores, o Programa Criativo Beta, os presentes ganhos em lives e vídeos ou bônus e séries. Veja como aproveitar cada uma delas.

1. Marketplace de criadores

Os valores pagos com o programa Marketplace de criadoras variam de acordo com o criador e com o produto. Imagem: SarinyaPinngam/iStock

O Marketplace de criadores é uma maneira dos criadores ganharem dinheiro através de vídeo feitos a partir de campanhar ou missões pré-estabelecidas por marcas comercias, que detalham o tipo de conteúdo que deve ser apresentado, além do valor pago pelos que forem selecionados.

Porém, não é qualquer um que pode participar da produção deste tipo de conteúdo. As regras básicas para participar do Marketplace de criadores são:

O programa Marketplace de criadores fica dentro do próprio aplicativo, e o usuário pode se inscrever na configuração "Ferramentas do criador". Quando a opção é ativada, o perfil é analisado pelo TikTok.

Caso reprovado, o criador de conteúdo poderá tentar novamente depois de 30 dias. Porém, em caso de aprovação, é necessário que o usuário coloque no perfil as principais características do conteúdo que costuma produzir.

 

Quem entra para o programa tem acesso às ofertas de demandas disponível. É possível se candidatar para diferentes "jobs" diferentes de marcas diversas.

Os valores pagos com o programa Marketplace de criadoras variam de acordo com o criador e com o produto. Em entrevista ao G1, Lucas Kalango, tiktoker de 32 anos, afirmou que o valor mínimo para ele é de R$200.

"Pode ir aumentando o valor de acordo com o que você tem de experiência, com o tamanho do perfil (número de seguidores) e a validação com as marcas", explicou o influenciador. Além disso, o pagamento não é feito imadiatamente e não possui data fixa de depósito.

2. Programa Criativo Beta

O Programa Criativo Beta é uma modalidade que promete monetizar vídeos com mais de um minuto de duração, porém, tal qual o Marketplace, também possui regras, que são as seguintes:

Para participar do programa, basta ativar o recurso nas configurações do app, na aba "Ferramentas do criador". Apenas os vídeos publicados após essa inscrição começarão a ser monetizados, ou seja, vídeos antigos que alcançaram 1 mil visualizações não serão monetizados.

Lucas Kalango conta que o valor médio a cada mil visualizações oscila entre US$ 0,12 e US$ 0,16. 

Diferente do Marketplace, o Criativo Beta estipula uma data de pagamento para os criadores de conteúdo. 

"Os ganhos estimados são atualizados todo dia 1°. Se atingirem US$ 50, os pagamentos ocorrem no dia 15. As taxas de serviço são descontadas pelo app", explicou o G1.

3. Presentes virtuais em vídeos e lives

Os presentes virtuais são uma forma dos espectadores reagirem às transmissões ao vivo ou vídeos dos criadores de conteúdo. Imagem: Undefined Undefine/iStock

Os presentes virtuais são uma forma dos espectadores reagirem às transmissões ao vivo ou vídeos dos criadores de conteúdo, os "mimos" são acumulativos e convertidos em créditos que podem ser gastos pelo influenciador em itens virtuais ou créditos.

As regras básicas para participar deste tipo de atividade, tanto como receptor dos presentes, quanto como a pessoa que envia, são as seguintes:

Quem está assistindo as lives ou vídeos pode comprar as "moedas" e enviar como presente para os criadores nos comentários. Todo envio é aberto ao público para que os usuários vejam quem enviou a bonificação. A taxa de câmbio entre cada moeda e presente fica disponível no painel de saldo do app.

Cada presente recebido é enviado para o saldo de créditos do dono do perfil como um diamante, e a taxa de conversão deles em dinheiro é alterada pelo TikTok de tempos em tempos.

Não existe um prazo determinado para resgatar os créditos que foram arrecadados, porém, caso o usuário encerre a conta, independente do motivo, ele perde as moedas.

Em entrevista ao mesmo site, a cantora Bea Duarte, de 26 anos, explica que é bastante complicado depender dos rendimentos desse tipo.

"Acho que é uma média de 100 diamantes para cada dólar. Num dia bom, em que pessoas estão empolgadas, dá US$1", revelou a tiktoker.

4. Bônus e séries

Esse tipo de recompensa é pontual para usuários da plataformas incentivarem outras pessoas a entrarem no TikTok, outro mecanismo capaz de render algum dinheiro é assistir e publicar vídeos com os sons recomendados pelo aplicativo. Para ter a validação dos pontos os interessados, além de ter mais de 8 anos, precisam cumprir as orientações determinadas.

Outro ponto fundamental é resgatar o saldo dentro de 30 dias após o último login na plataforma, caso isso não seja feito, os créditos são perdidos.

Como funcionam as "Séries" do TikTok?

O programa de séries chegou ao brasil no dia 6 de junho, porém, só usuários convidados podem fazer uso dele, e não há previsão para a liberação da ferramenta para todos.

Nele, criadores podem fazer playlists exclusivas à qual os usuários podem comprar o acesso. Cada lista pode incluir até 80 vídeos, cada um com até 20 minutos de duração, o valor de cada lista de reprodução é estipulada pelo próprio criador.

Para estar qualificado é necessário:

Os criadores com menos de 10 mil visualizações, mas que atendem os outros requisitos podem solicitar uma análise à plataforma.


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