O aplicativo mais baixado do mundo também pode servir como renda extra.
O TikTok é inegavelmente uma febre. De acordo com um levantamento da empresa de software americana Apptopia, divulgado em janeiro deste ano, o aplicativo foi o mais baixado de 2022, com 672 milhões de novos downloads. O número por si só já assusta, no entanto, não é o primeiro ano que a plataforma chinesa alcança essa marca, mas sim o terceiro consecutivo.
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Mas você sabia que além de reter os usuários através de vídeos curtos, o TikTok é capaz de te fazer ganhar um dinheiro extra? Descubra a seguir como ganhar dinheiro com o TikTok!
Como ganhar dinheiro com o TikTok?
O aplicativo conta com 4 tipos de monetização, sendo elas: o Programa Marketplace de Criadores, o Programa Criativo Beta, os presentes ganhos em lives e vídeos ou bônus e séries. Veja como aproveitar cada uma delas.
1. Marketplace de criadores
O Marketplace de criadores é uma maneira dos criadores ganharem dinheiro através de vídeo feitos a partir de campanhar ou missões pré-estabelecidas por marcas comercias, que detalham o tipo de conteúdo que deve ser apresentado, além do valor pago pelos que forem selecionados.
Porém, não é qualquer um que pode participar da produção deste tipo de conteúdo. As regras básicas para participar do Marketplace de criadores são:
- Ter mais de 18 anos;
- Ter mais de 10 mil seguidores na plataforma (Porém, o TikTok pode liberar a ferramenta para algumas contas a partir de 1 mil seguidores);
- Ter publicado, no mínimo, 3 vídeos nos últimos 30 dias;
- Ter 1 mil visualizações de um vídeo ou mais, nos últimos 30 dias;
- Usar uma conta pessoal cadastrada no Brasil (contas comerciais não sai elegíveis);
- Não violar as diretrizes da comunidade e não participar de atividades fraudulentas, como comprar visualizações e ter aumento artificial de seguidores.
O programa Marketplace de criadores fica dentro do próprio aplicativo, e o usuário pode se inscrever na configuração "Ferramentas do criador". Quando a opção é ativada, o perfil é analisado pelo TikTok.
Caso reprovado, o criador de conteúdo poderá tentar novamente depois de 30 dias. Porém, em caso de aprovação, é necessário que o usuário coloque no perfil as principais características do conteúdo que costuma produzir.
Quem entra para o programa tem acesso às ofertas de demandas disponível. É possível se candidatar para diferentes "jobs" diferentes de marcas diversas.
Os valores pagos com o programa Marketplace de criadoras variam de acordo com o criador e com o produto. Em entrevista ao G1, Lucas Kalango, tiktoker de 32 anos, afirmou que o valor mínimo para ele é de R$200.
"Pode ir aumentando o valor de acordo com o que você tem de experiência, com o tamanho do perfil (número de seguidores) e a validação com as marcas", explicou o influenciador. Além disso, o pagamento não é feito imadiatamente e não possui data fixa de depósito.
2. Programa Criativo Beta
O Programa Criativo Beta é uma modalidade que promete monetizar vídeos com mais de um minuto de duração, porém, tal qual o Marketplace, também possui regras, que são as seguintes:
- Ter mais de 18 anos;
- Ter mais de 10 mil seguidores;
- Ter mais de 100 mil visualizações nos últimos 30 dias (somando todas as publicações do perfil);
- Usar uma conta pessoal (contas comerciais não são elegíveis);
- Não são válidos vídeos feitos no modo "fotos", visualizações que são promovidas (anúncio pago) e publicidades.
- Vídeos que fazem parte do Marketplace não monetizam ao mesmo tempo para o Criativo Beta.
Para participar do programa, basta ativar o recurso nas configurações do app, na aba "Ferramentas do criador". Apenas os vídeos publicados após essa inscrição começarão a ser monetizados, ou seja, vídeos antigos que alcançaram 1 mil visualizações não serão monetizados.
Lucas Kalango conta que o valor médio a cada mil visualizações oscila entre US$ 0,12 e US$ 0,16.
Diferente do Marketplace, o Criativo Beta estipula uma data de pagamento para os criadores de conteúdo.
"Os ganhos estimados são atualizados todo dia 1°. Se atingirem US$ 50, os pagamentos ocorrem no dia 15. As taxas de serviço são descontadas pelo app", explicou o G1.
3. Presentes virtuais em vídeos e lives
Os presentes virtuais são uma forma dos espectadores reagirem às transmissões ao vivo ou vídeos dos criadores de conteúdo, os "mimos" são acumulativos e convertidos em créditos que podem ser gastos pelo influenciador em itens virtuais ou créditos.
As regras básicas para participar deste tipo de atividade, tanto como receptor dos presentes, quanto como a pessoa que envia, são as seguintes:
- Ter mais de 18 anos;
- Ter mais de 10 mil seguidores para receber presentes;
- Ter publicado vídeos nos últimos 30 dias;
- Contas comerciais, de governo, de políticos, de partidos, vídeos com duetos, anúncios, conteúdo patrocinado, postagens promovidas ou que violem as regras da plataforma não podem receber presentes;
- As recompensas podem ser dadas até 100 vezes por dia.
Quem está assistindo as lives ou vídeos pode comprar as "moedas" e enviar como presente para os criadores nos comentários. Todo envio é aberto ao público para que os usuários vejam quem enviou a bonificação. A taxa de câmbio entre cada moeda e presente fica disponível no painel de saldo do app.
Cada presente recebido é enviado para o saldo de créditos do dono do perfil como um diamante, e a taxa de conversão deles em dinheiro é alterada pelo TikTok de tempos em tempos.
Não existe um prazo determinado para resgatar os créditos que foram arrecadados, porém, caso o usuário encerre a conta, independente do motivo, ele perde as moedas.
Em entrevista ao mesmo site, a cantora Bea Duarte, de 26 anos, explica que é bastante complicado depender dos rendimentos desse tipo.
"Acho que é uma média de 100 diamantes para cada dólar. Num dia bom, em que pessoas estão empolgadas, dá US$1", revelou a tiktoker.
4. Bônus e séries
Esse tipo de recompensa é pontual para usuários da plataformas incentivarem outras pessoas a entrarem no TikTok, outro mecanismo capaz de render algum dinheiro é assistir e publicar vídeos com os sons recomendados pelo aplicativo. Para ter a validação dos pontos os interessados, além de ter mais de 8 anos, precisam cumprir as orientações determinadas.
Outro ponto fundamental é resgatar o saldo dentro de 30 dias após o último login na plataforma, caso isso não seja feito, os créditos são perdidos.
Como funcionam as "Séries" do TikTok?
O programa de séries chegou ao brasil no dia 6 de junho, porém, só usuários convidados podem fazer uso dele, e não há previsão para a liberação da ferramenta para todos.
Nele, criadores podem fazer playlists exclusivas à qual os usuários podem comprar o acesso. Cada lista pode incluir até 80 vídeos, cada um com até 20 minutos de duração, o valor de cada lista de reprodução é estipulada pelo próprio criador.
Para estar qualificado é necessário:
- Ter mais de 18 anos;
- Ter pelo menos 10 mil seguidores;
- Ter postado mais de 3 vídeos públicos nos últimos 30 dias;
- Ter pelo menos 1 mil visualizações nos últimos 30 dias.
Os criadores com menos de 10 mil visualizações, mas que atendem os outros requisitos podem solicitar uma análise à plataforma.
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