O projeto será para transformar os imóveis em espaços de cultura e lazer
Carol Ávila | 19 de Maio de 2023 às 15:32
Apaixonada por viagens, cultura e arquitetura, a brasileira Rubia Daniels tomou uma decisão surpreendente ao adquirir três casas abandonadas por apenas 16 reais ao todo, na pitoresca cidade italiana de Mussomeli, na Sicília.
Com um investimento simbólico de apenas 1 euro para cada casa, ela embarcou em uma jornada de resgate histórico e transformação arquitetônica, trazendo vida de volta a essas moradias em estado de ruínas.
Leia também: Hotel na Grécia é eleito o melhor do mundo; veja fotos
Segundo a revista Casa e Jardim, o processo da reforma é para transformar os imóveis em uma casa de férias, uma galeria de arte e um centro de bem-estar.
Rubia, atual residente de San Francisco, na Califórnia (EUA), se animou ao saber que a Itália estava oferecendo casas com preços baixíssimos para repovoar cidades abandonadas.
"Fiquei tão maravilhada. Foi uma daquelas coisas em que você precisa ver para ter certeza de que é verdade. Fiz minha pesquisa e, em três dias, tinha minha passagem de avião, um carro alugado, o hotel e fui embora", disse Daniels relembrando sua emoção.
A compra foi realizada em 2019 e, atualmente, 2 das casas já passaram pela finalização da reforma na parte externa. Rubia, que é participante ativa nas obras, afirmou que a pandemia paralisou o processo por um tempo. A terceira casa deve ser reformada em breve.
A brasileira contou ao portal Insider que se apaixonou pela cidadezinha por trazer lembranças de sua cidade natal, nos arredores de Brasília. Além disso, a motivação para a restauração vem de um pensamento ecológico. "É um conceito ambiental. Precisamos parar de construir e começar a remodelar as coisas existentes que temos", disse Rubia.
A compra de Rubiafaz parte de uma estratégia do governo italiano para repovoar antigas cidades, atualmente quase sem habitantes. Confira abaixo o vídeo da Insider sobre a situação que enfrentam os compradores das casas de 1 euro:
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também "Montenegro: um país que encanta quem o conhece"!